"Rug pull": O que é o golpe de cripto que complicou Milei?

O presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta mais de 100 processos na Justiça argentina relacionados à promoção da criptomoeda $LIBRA, que sofreu uma desvalorização abrupta após uma publicação do mandatário “hermano” nas redes sociais.

O ativo digital foi criado cerca de 3 minutos antes da postagem de Milei, que foi apagada pouco depois de ir ao ar. O caso levantou suspeitas de um golpe conhecido como “rug pull”, uma prática fraudulenta comum no universo das criptomoedas. 

O QUE É RUG PULL?

O termo “rug pull” pode ser traduzido como “puxada de tapete” e descreve um golpe no qual os criadores de uma criptomoeda ou projeto digital incentivam investidores a comprarem o ativo, prometendo altos retornos e benefícios futuros.

Após atrair compradores, os desenvolvedores vendem rapidamente suas próprias participações e abandonam o projeto, resultando em uma queda abrupta no preço Com isso, os investidores que ainda possuem o ativo sofrem grandes prejuízos, enquanto os fraudadores lucram com a alta artificial.

O post de Milei gerou  alta de compras do token, fazendo seu preço disparar. No entanto, algumas horas depois, o presidente apagou a publicação, alegando que não tinha conhecimento detalhado do projeto. Com a exclusão da postage, o token desabou no mercado, resultando em milhões de dólares em perdas para investidores.

Confira como o suposto golpe pode afetar Milei no InfoMoney: