Pix faz 2 anos: veja a evolução do sistema de pagamentos

Nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, o Pix completa 2 anos de funcionamento. A popularidade do sistema é inegável: com rapidez e facilidade para o usuário o Pix vem conquistando cada vez mais brasileiros.

Desde o lançamento até outubro de 2022, são mais de 138,4 milhões de usuários cadastrados no Pix, totalizando 523,2 milhões de chaves registradas, sendo 499,5 milhões de pessoas físicas e cerca de 23,7 milhões de pessoas jurídicas.  

Só em setembro de 2022, as transações via Pix movimentaram R$ 1,02 trilhão. Vale lembrar que são mais de 780 instituições financeiras participantes do sistema instantâneo de pagamentos.

Desde fevereiro de 2022, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, à frente dos cartões de crédito, segundo a Febraban. Anteriormente, já havia ultrapassado os cartões de débito, boletos e o TED e o DOC, modelos em funcionamento há mais tempo.

Outro ponto importante do Pix foram os recursos lançados durante esses últimos dois anos. Já estão em funcionamento Pix Saque, o Pix Troco, o mecanismo de devolução, o iniciador de pagamentos e Pix Cobrança, por exemplo.

Na esteira de evoluções do Pix estão previstos recursos como o débito automático, parcelamento de contas (Pix Garantido) e o Pix Internacional, por exemplo, além de melhorias dos sistemas de combate à fraude.

Veja outras informações sobre o Pix na matéria do InfoMoney