Open Banking faz 1 ano: o que esperar?
Nesta terça-feira (1), o Open Banking completa um ano desde o início de sua primeira fase. De lá para cá, quatro fases foram iniciadas com mais etapas previstas para 2022.
O Open Banking são regras e tecnologias que permitem o compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras por meio de sistemas integrados.
Open Banking no mapa
Especialistas entendem que o maior benefício até aqui é a padronização para o sistema financeiro nacional. O Brasil está no mapa do Open Banking global com ferramentas próprias e direcionadas ao público local.
O que esperar?
Em 2022, o consumidor vai ter acesso mais direto a alguns benefícios, em especial no 2° semestre: compartilhar seus dados para crédito mais barato, fazer um Pix ou pagamento agendado, entre outros.
O OB é uma maratona e não uma corrida de 100 m. Por isso, a implementação será gradativa, na tentativa de garantir a segurança e eficiência dos processos.
Calendário de novidades para 2022
15/02: iniciação de pagamentos TED 30/03: encaminhamento de proposta de crédito 31/05: dados transacionais da fase 4 (investimentos, seguros, câmbio, previdência privada) 30/06: iniciação de pagamentos por boletos 30/09: iniciação de pagamentos débito em conta
Saiba mais sobre o Open Banking acessando o guia no link abaixo