Otan: o que é e quais países fazem parte
A guerra entre Rússia e Ucrânia está movimentando o mundo inteiro, e um dos principais motivos para o conflito foi a oposição russa a uma possível entrada da Ucrânia na Otan - a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
A Otan é uma aliança militar criada em 1949 após o final da Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria, para evitar o avanço das forças da Rússia (então União Soviética) sobre os países da Europa Ocidental.
Liderada pelos EUA, a aliança conta com 30 países membros: Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Bélgica, Polônia, entre muitos outros.
A aproximação da Ucrânia com a Otan, no entanto, não agradou nada Vladimir Putin, que quer evitar a aliança militar próxima de suas fronteiras.
Um dos pontos mais atrativos para os países que integram à Otan é justamente a proteção e defesa coletiva. De acordo com o artigo 5 do tratado, se um dos países-membros for atacado, será considerado um "ataque a todos".
A entrada na Otan precisa do consentimento de todos os países que pertencem à aliança. Em vários momentos, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, demonstrou interesse do país integrar o grupo.
Quer saber mais sobre o que motivou a guerra? Leia a matéria completa