Conheça os principais candidatos a prefeito de São Paulo (SP), suas propostas, pontos fortes e fracos

Atual prefeito, é empresário e líder comunitário da zona sul. Ingressou na política como vereador, com atuação na bancada religiosa e na defesa de pautas conservadoras.

Ricardo Nunes (MDB)

Principais propostas: • Expansão das Unidades Básicas de Saúde (UBS); • Modernização da infraestrutura dos hospitais municipais; • Equilíbrio das contas públicas. Pontos fortes: Tem a maior rede de apoios partidários e o maior tempo de propaganda no rádio e na TV. Derrota todos os principais adversários nas simulações de segundo turno. Pontos fraco: Gestão não conseguiu deixar uma grande “marca” para a população. Denúncias ligadas à chamada “máfia das creches” e possível envolvimento do PCC em concessionárias de ônibus são exploradas por adversários.

Ricardo Nunes (MDB)

Deputado federal, ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Disputou a prefeitura de São Paulo em 2020 e chegou ao segundo turno.

Guilherme Boulos (PSOL)

Principais propostas: • Criação do Poupatempo da Saúde; • Educação integral em todas as escolas; • Ampliação e valorização da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Pontos fortes: Conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como vice. Ponto fraco: Tem um dos mais elevados índices de rejeição entre os principais candidatos e é visto por muitos eleitores como “radical”.

Guilherme Boulos (PSOL)

Empresário, investidor e influenciador digital. Fez fama, fortuna e ganhou projeção nas redes sociais. Seu comportamento enérgico marcou a campanha de 2024.

Pablo Marçal (PRTB)

Principais propostas: • Criação de uma rede de teleféricos para interligar as maiores favelas da cidade; • Investimento em tecnologia e inteligência para as ações de segurança pública; • Promoção de micro e pequenos negócios e fortalecimento da economia criativa. Pontos fortes: Com um discurso disruptivo, vestiu o figurino de candidato “outsider”, que veio para desafiar o “sistema”, e conquistou fatia relevante do eleitorado. Tem forte presença nas redes sociais. Pontos fracos: Não tem tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Conta com elevados índices de rejeição apontados pelas pesquisas.

Pablo Marçal (PRTB)

Jornalista, apresentador de TV, ex-narrador e repórter esportivo. Coleciona passagens por diversos partidos políticos (11 no total), mas é candidato pela primeira vez.

José Luiz Datena (PSDB)

Principais propostas: • Fortalecimento e ampliação do efetivo da Guarda Civil Metropolitana; • Ampliação do monitoramento por câmeras e reconhecimento facial para aumentar a segurança na cidade; • Expansão da parceria com a Polícia Militar na Operação Delegada. Pontos fortes: Amplamente conhecido pela população por sua longa trajetória na televisão. É um comunicador popular e carismático. Ponto fraco: Depois de desistir várias vezes de ser candidato em outras eleições, parte do eleitorado ainda desconfia de que sua candidatura não é “para valer”.

José Luiz Datena (PSDB)

Deputada federal, nasceu e cresceu na Vila Missionária, na periferia da zona sul. Formada pela Universidade de Harvard (EUA), tem na Educação uma de suas principais bandeiras.

Tabata Amaral (PSB)

Principais propostas: • Aperfeiçoamento dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) e do Serviço de Acolhimento Institucional  para Criança e Adolescente (SAICAs); • Ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde próximas a sistemas de transporte de alta capacidade; • Criação do Programa Primeiro Emprego no Esporte, para inserir jovens no mercado de trabalho por meio da prática esportiva. Pontos fortes: Reuniu uma equipe composta por especialistas de diversas áreas e correntes políticas. Em uma campanha marcada pela baixaria, conseguiu apresentar propostas para a cidade. Pontos fracos: Com apenas 30 anos, é a candidata mais nova entre os principais postulantes à prefeitura. Parte do eleitorado pode considerá-la inexperiente para o cargo.

Tabata Amaral (PSB)

O primeiro turno das Eleições 2024 acontece dia 06 de outubro.  Acompanhe toda a cobertura pelo InfoMoney