3 investimentos que superam a inflação
A forte alta da inflação no ano tem contribuído para retornos menores nas aplicações financeiras. Por isso, investidores procuram por ativos que ofereçam retornos reais (acima da inflação).
Em agosto, o IPCA, índice oficial de inflação no Brasil, subiu 0,87%, a maior alta no mês desde 2000. Tudo indica que os preços continuarão em alta nos próximos meses. No ano, o índice sobe 5,67%.
Segundo projeções do relatório Focus, do BC, mais recente, a inflação deve terminar o ano acima de 7,5% Neste cenário, confira 3 investimentos para proteger sua carteira da alta dos preços:
O investidor pode optar por títulos públicos do tipo Tesouro IPCA+, com ou sem pagamento de bônus semestrais, que combinam retorno prefixado com o atrelado à inflação, medida pelo IPCA
1) Títulos públicos
2) ETFs de renda fixa
Eles podem replicar o desempenho de índices que acompanham títulos públicos e privados atrelados à inflação Hoje há cinco produtos deles negociados na B3, caso do “B5P211”
3) Fundos imobiliários
FIIs voltados para renda e que possuem, no portfólio, ativos com contratos de aluguel atrelados ao IPCA e ao IGP-M também podem se beneficiar desse cenário de alta da inflação
Confira outros produtos que protegem sua carteira da inflação nesta matéria do InfoMoney