3 dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda
Não tem como escapar da prestação de contas ao leão: em 2022 o contribuinte tem até 29 de abril para fazer a declaração do IR. Apesar do processo burocrático e cheio de detalhes, é possível transformar o imposto a pagar em restituição - de forma 100% legal.
Para conseguir isso, é recomendado: - Prestar atenção ema alguns pontos da declaração; - Fazer algumas simulações; - Ter em mãos todos os comprovantes de gastos que podem ser abatidos do imposto a pagar.
Quando o contribuinte preenche as fichas na declaração com os documentos que reuniu, o programa informa o valor a pagar ou a restituir. A seguir, confira 3 dicas para aumentar a restituição.
Para quem tem poucas despesas passíveis de dedução, vale fazer o modelo simplificado – cujo desconto dado pela Receita é de 20% sobre rendimentos tributáveis até R$ 16.754,34. Caso ultrapasse o valor, melhor optar pela declaração completa.
Declaração completa ou simplificada
A recomendação de especialistas é sempre fazer uma comparação entre os dois casos com a ajuda do próprio programa para ver o que é mais vantajoso. De maneira geral, se um dos cônjuges não tem rendimento tributável a conjunta vale mais a pena.
Declaração conjunta ou separada
Faça simulações para ver em qual declaração o dependente deve estar. E vale lembrar que não há problema se a mãe pagou as mensalidades escolares e o pai que colocou o filho na declaração. Ele pode usar os recibos em nome da esposa – mesmo fazendo a declaração separada, por exemplo.
Dependentes
Para saber outras formas de aumentar a restituição baixe o ebook completo sobre o tema