Texto de Daniel Haddad, profissional com 15 anos de experiência no mercado financeiro e que ganhou fama no twitter por compilar e compartilhar vídeos com conteúdos valiosos do mercado financeiro.
Meu hábito de assistir vídeos relacionados a negócios no YouTube começou em 2013, durante meu curso de MBA em NYU Stern. Percebi que aquele conteúdo que eu tinha acesso no campus não era restrito à sala de aula, já que vários professores publicavam suas palestras em plataformas de streaming gratuitas, na internet.
Não demorou para que eu me tornasse um consumidor ávido, dado que a gama de assuntos ia muito além daquilo que eu tinha acesso no MBA. O meu novo hábito rapidamente provou ser uma ferramenta poderosa e fui organizando uma lista de favoritos para meu controle pessoal.
Eu compartilhava os vídeos com amigos, que por sua vez compartilhavam reflexões interessantes e/ou me apresentavam outros vídeos. Ao longo desses anos minha lista foi expandindo (e segue aumentando a cada dia), resultando em uma videoteca constantemente atualizada, que posto no meu Twitter e Instagram.
Dando um passo adiante, comecei a cortar os trechos que julgava mais interessantes e colocar legenda – facilitando pra quem tem interesse, mas pouco tempo para assistir – o que me permitiu alcançar uma base ainda mais ampla de pessoas. Isso impulsionou um dos aspectos mais enriquecedores disso tudo: a troca de conhecimento.
Como acredito muito no poder do conhecimento compartilhado, caso tenha visto algum vídeo interessante, por favor, não deixe de me enviar uma mensagem pelo twitter ou instagram.
Abaixo compartilho 6 princípios que me nortearam e continuam norteando na criação/atualização da videoteca. Como o mercado americano tem sido meu foco de atuação e acredito que os brasileiros estejam mais familiarizados com os conteúdos produzidos localmente, utilizarei exemplos de conteúdos disponibilizados aqui nos EUA.
1) Aprenda com empreendedores/executivos de sucesso
É incrível a quantidade de lições que podem ser aprendidas com pessoas que tiveram sucesso.
Nessa palestra do Marc Randolph, um dos fundadores do Netflix, ele explica a história por trás da criação da companhia, usando um exemplo muito interessante da expedição de Shackleton. Nesse mesmo video, Marc apresenta uma série de dicas para startups. Uma verdadeira aula de empreendedorismo. Sensacional.
Nessa entrevista com o irmão, Jeff Bezos traz diversos insights bem bacanas como, por exemplo, o de que para inovar é necessário estar ciente de que muitos inicialmente vão lhe achar um idiota. E ele exemplifica com o episódio de quando criou a ideia dos reviews de livros (as famosas 5 estrelas que, posteriormente viraram padrão e hoje vemos em todo tipo de produtos).Naquela época, as editoras dos livros acharam a ideia ruim e sugeriram que só deixassem as opiniões positivas. E Bezos bateu o pé, dizendo que teria que ter todo tipo de opinião, já que seu objetivo era ajudar seu consumidor a fazer a melhor compra.
Outra passagem que me marcou nas entrevistas do Bezos foi quando ele explicou o porquê de ter saído de uma gestora de recursos, onde estava super bem, pra criar a Amazon: o famoso regret minimization framework. Basicamente, ele diz que pensa que quando estiver mais velho, quer olhar pra trás e ter minimizado ao máximo os arrependimentos que teve na vida. E acha que os maiores arrependimentos são aqueles que acontecem quando você deixa de fazer alguma coisa.
2) Procure pelos melhores professores do mundo. Certamente você vai achar ao menos uma aula.
A quantidade de informações disponíveis de graça na internet é impressionante. Existem diversos professores que disponibilizam as aulas completas na internet ou ao menos uma palestra sobre determinado tema.
O papa do valuation, Damodaran, por exemplo, disponibiliza no site dele 100% do material e dos vídeos das aulas que ele ministra em NYU Stern. É só entrar na página dele e ir na parte de “teaching/regular classes”.
As aulas do curso do prêmio Nobel de economia, Robert Shiller, de Financial Markets (2011) em Yale, estão todas disponíveis no YouTube. Dessas, eu gostei bastante de duas: (1) a que teve o David Swensen como convidado e (2) a que o Robert Shiller explica sobre Monetary Policy e a história dos bancos centrais no mundo.
Outros professores falam sobre temas específicos. Um que eu gosto de ver é o professor de Stanford, Tony Seba. O Tony faz a gente abrir bastante a cabeça com as previsões dele em relação a indústria de energia e transporte. Como por exemplo, se as pessoas deixarem de ser proprietárias de carros e só utilizarem quando necessário, via companhias de rideshare, qual o impacto que isso traria para o mercado de real estate, já que em muitas cidades, os estacionamentos tomam mais que 10% da área urbana?
Em inovação, vale citar o vídeo do Bill Barnett, professor de Stanford. É uma verdadeira aula sobre o tema e a dificuldade de empresas grandes inovarem.
Outro também bem legal é o Scott Galloway, que sempre traz provocações sobre as big techs.
3) Antes de ler um livro, veja uma apresentação do autor a respeito do tema.
Muitos autores falam sobre os livros que escreveram em palestras de 1 hora. Assim, você pode ver a palestra antes, e se gostar, comprar o livro e estudar o tema mais a fundo.
Steve Pinker, por exemplo, fala sobre seu livro e mostra uma série de gráficos onde conclui que o mundo hoje é muito melhor do que há décadas atrás, em diversas métricas. Num mundo em que somos bombardeados por notícias negativas, esse vídeo mostra bem como o mundo hoje é bem melhor. A partir do minuto 8, nesse link:
Clay Chirstensen, professor de Harvard que faleceu em 2020, tem diversos vídeos falando sobre os mais variados livros que escreveu. Todos best sellers. Nesse link por exemplo, ele fala sobre o livro Where Does Growth Come From?
James Robinson, Kai-Fu Lee e Yuval Harari são exemplos de outros autores de best sellers que possuem diversos vídeos na internet.
4) Veja documentários sobre empresas
Eu gosto de assistir documentários antigos de empresas porque além de entender como foram criadas e se tornaram bem sucedidas na época, muitas vezes aprendo como empresas líderes de mercado foram completamente disruptadas.
Por exemplo, assistir sobre a história da Sears mostra como ela foi pioneira no mundo do varejo e nos faz refletir sobre o porquê dela não ter conseguido seguir lider no mercado.
Certamente um dos documentários que mais me marcou foi o do Alibaba. Jack Ma, começou a filmar sua trajetória antes mesmo de criar a empresa. O documentário é uma viagem incrível no tempo de como o Alibaba foi criado e todas as dificuldades enfrentadas. Imperdível.
https://youtu.be/zwm7NWAxRzs
5) Aprenda com investidores de sucesso
Da mesma forma que no Brasil conseguimos aprender com investidores locais através de canais como o Stock Pickers, é possível também ter acesso a diversos investidores internacionais.
Aqui, não teria como não falar do Buffett e Munger. E nesse caso, não existe melhor acervo do que o site da cnbc: Nele você encontra todos os vídeos das reuniões anuais da Berkshire Hathaway desde 1994, além das cartas, entrevistas e uma série de outras informações. Isso aqui sozinho já é um MBA a parte.
Além deles, você pode encontrar diversos tipos de investidores bem sucedidos em diferentes áreas, como public equities, private equity, venture capital etc. Por exemplo, Howard Marks, Seth Klarman, Bill Ackman, Naval Ravikant, Chuck Akre, Joel Greenblatt, Doug Leone, Jim Chanos, Terry Smith, dentre outros.
6) Tenha uma cabeça multidisciplinar
Por fim, acho que é sempre importante estudar sobre assuntos que possam afetar de alguma forma a performance do seu portfolio e que vai além dos números e das ciências exatas.
Por exemplo, em marketing, minha sugestão é o vídeo do Rory Sutherland, vice chairman da Ogilvy e autor de diversos livros sobre o tema. Nessa palestra ele mostra como pequenas e baratas mudanças podem fazer uma diferença enorme na decisão do consumidor.
Em negociação, Deepak Malhotra, professor de Harvard, traz nesse vídeo 22 simples dicas do que fazer .
Na área de comportamento humano, minha sugestão são dois vídeos. O primeiro é um documentário sobre experimentos feitos com seres humanos.
O segundo, é uma palestra do professor de Stanford, Ken Shots, sobre como somos afetados por incentivos. É incrível pensar como o ambiente externo nos influencia sem darmos conta.
Por fim, caso queira ver algo mais motivacional, sugiro sempre os discursos de formatura. Esse aqui do Steve Jobs, por exemplo, é sensacional.
MBA em Ações & Stock Picking: reabrimos as inscrições para o melhor curso de formação de analista de ações do Brasil. Clique aqui para mais informações.