Ministério da Saúde vai rever portaria sobre transplantes após infecção por HIV

Objetivo é endurecer as regras para a escolha de laboratórios que realizem os testes de infecção em processos de transplante de órgãos

Gilmara Santos

Publicidade

Depois da contaminação por HIV em seis pacientes transplantados no estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde pretende rever a portaria que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes.

O objetivo da Pasta é endurecer as regras para a escolha de laboratórios que realizem os testes de infecção em processos de transplante de órgãos, conforme reportagem do O Globo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal do Rio de Janeiro e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, coordenam ações para investigar a contaminação por HIV em seis pacientes transplantados no estado do Rio de Janeiro.

O caso “é uma ocorrência grave”. Em nota, a Anvisa informou que “a prioridade foi monitorar os receptores dos órgãos transplantados e determinar a realização de novos exames pré-transplante no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), no Rio”.

Adicionalmente, como medida preventiva, o Laboratório de Patologia Clínica PCS Lab Saleme foi interditado pela Vigilância Sanitária local, com orientação técnica da Anvisa, até a conclusão das investigações, com foco na segurança dos transplantes.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) informou que o contrato com a empresa foi encerrado em fevereiro deste ano, passando a ser administrado pelas organizações sociais (OS) responsáveis pela rede de atenção básica do município.

Continua depois da publicidade

Já o contrato entre o PCS e a OS terminou na última quinta-feira (11), assim que a Semus recebeu a notificação sobre a interdição cautelar feita pela Anvisa no laboratório sediado em Nova Iguaçu.

*Com Agência Brasil

Gilmara Santos

Jornalista especializada em economia e negócios. Foi editora de legislação da Gazeta Mercantil e de Economia do Diário do Grande ABC