Publicidade
O envelhecimento da população brasileira já é uma realidade, conforme dados do IBGE, indicando que o número de idosos dobrará nos próximos 40 anos, após um crescimento expressivo nas últimas duas décadas
Em entrevista exclusiva ao Infomoney, por conta da estreia da editoria de Saúde do portal, Marcio Atalla, especialista em saúde e qualidade de vida, ressalta a necessidade de discutir o envelhecimento saudável, especialmente no que diz respeito ao bem-estar e à qualidade de vida.
Isso também implica que é fundamental começar a refletir agora sobre o envelhecimento, a fim de garantir segurança financeira na velhice, uma vez que o bem-estar físico e mental requer um “investimento” constante em saúde ao longo dos anos.
Continua depois da publicidade
Segundo o especialista, adotar uma mentalidade de autocuidado preventivo é essencial.
Atalla estabelece um paralelo entre saúde e planejamento financeiro, fundamentado nas pequenas escolhas diárias que acumulam benefícios ao longo do tempo.
No caso da saúde, optar por dar uma caminhada no quarteirão todos os dias por 10 minutos pode ser visto como um “depósito” que, posteriormente, se reverterá em qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
“A longevidade é construída com pequenas escolhas diárias, que se somam com o tempo”, explica, destacando que a disciplina na formação de hábitos saudáveis gera um impacto profundo na vida futura.
Leia também:
- Marcio Atalla: longevidade vai muito além de contar os anos; é viver com qualidade
- Um Passo por Vez: Marcio Atalla explica o valor do pequeno exercício diário à saúde
Hábito como um “investimento de longo prazo”
Assim como em um plano de aposentadoria, que envolve investimentos progressivos ao longo da vida, a saúde na terceira idade segue uma lógica semelhante.
Continua depois da publicidade
“É muito parecido com a construção de uma poupança. Você coloca um pouco de cada vez, mas, a longo prazo, isso faz toda a diferença.”
Segundo ele, com o acúmulo de hábitos saudáveis ao longo da vida, será possível colher os benefícios com o passar do tempo.
Atalla acredita que o problema de muitos é pensar que uma rotina de exercícios ou uma alimentação balanceada só são necessários em resposta a problemas de saúde, algo que precisa ser tratado imediatamente.
Por conta disso, ele reforça que a abordagem preventiva é muito mais eficaz e menos onerosa, seja financeiramente ou em termos de impacto na qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
“O benefício não está apenas no resultado final, mas em como esses hábitos vão sustentando sua saúde ao longo do caminho.”
Como, por exemplo, a prática de atividades físicas. Ao desenvolver hábitos de exercícios, alimentação saudável ou meditação, é possível perceber os benefícios ao longo do tempo.
O problema é querer atalhos para alcançar resultados sólidos, o que não é possível, conforme Atalla.
O especialista acredita que, para muitas pessoas, a dificuldade está em visualizar o benefício a longo prazo. Com a sociedade já acelerada, é comum desejar ver o progresso tangível rapidamente.
Continua depois da publicidade
Assim como a aposentadoria não parece urgente aos jovens, a prevenção em saúde muitas vezes é negligenciada até o surgimento de problemas sérios.
Para superar essa barreira, ele sugere que o autocuidado seja encarado como um compromisso contínuo e inadiável, visando mudar uma mentalidade que pode ser contraproducente.
Saúde como poupança para o futuro
Atalla destaca que tanto a saúde quanto as finanças requerem uma mentalidade voltada para o futuro. Ele defende que, em vez de buscar resultados rápidos, como emagrecer em pouco tempo ou reverter hábitos prejudiciais de forma intensa, o ideal é focar em uma rotina de longo prazo.
O especialista acredita que cada ação benéfica funciona como uma espécie de “depósito” que gera “juros” em qualidade de vida futura. Ao longo dos anos, esses pequenos passos contribuem para uma velhice ativa e saudável, com menor risco de doenças crônicas e, o mais importante, a máxima autonomia possível.
Assim como na economia, a disciplina é imprescindível. “Você não vai ver a diferença de imediato, mas cada pequena escolha, cada caminhada ou refeição mais saudável, é como um depósito que vai gerar retorno lá na frente”, ressalta.
“Não espere colher resultados positivos apenas no final. O que você faz hoje influencia diretamente a sua qualidade de vida amanhã”, conclui, enfatizando que cada pequena escolha no presente conta para um futuro mais saudável.