Wanderlei Barbosa (Republicanos) é reeleito governador do Tocantins no primeiro turno

Com 91,33% das urnas apuradas até as 19h56, não há mais, matematicamente, chances de as eleições no estado irem para o segundo turno

Equipe InfoMoney

Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins
Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins

Publicidade

Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito neste domingo (2) ao cargo de governador do Tocantins.

Com 91,33% das urnas apuradas até as 19h56, não há mais, matematicamente, chances de as eleições no estado irem para o segundo turno.

Barbosa tem 58,21% dos votos válidos. Seu principal concorrente ao posto, Ronaldo Dimas (PL), tem 22,85%.

Continua depois da publicidade

Barbosa concorreu pela reeleição após ter assumido o cargo depois de Mauro Carlesse deixar o Palácio Araguaia para disputar uma vaga ao Senado. Carlesse, porém, abandonou a eleição por conta de acusações de corrupção.

Além de governador, Barbosa foi vereador da sua cidade natal, Porto Nacional, e deputado estadual por dois mandatos.

Ronaldo Dimas, por sua vez, foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos consecutivos.

Continua depois da publicidade

O que faz um governador?

A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no Estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, dentro do país, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de Estado.

Governadores podem propor leis e vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais. Também respondem pela Segurança Pública dos Estados, da qual fazem parte as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Como no Brasil os Estados (e o DF) têm autonomia, as competências e responsabilidades do cargo são estipuladas pelas respectivas Constituições estaduais (e, no caso do DF, por sua Lei Orgânica).

O mandato de um governador é de quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de quatro anos. Caso reeleito, o governador tem como limite o período de oito anos no poder, ou seja, ele não terá o direito de se reeleger novamente de forma consecutiva para o mesmo cargo.

Continua depois da publicidade

Disputa pelo Senado no Tocantins

Já na disputa pelo cargo de senador, quem saiu vitoriosa foi a candidata Dorinha Rezende (União Brasil), ganhando de Kátia Abreu (PP).

Dorinha Rezende, 57, chefiou a secretaria de Educação e Cultura do Tocantins por quase dez anos. Desde 2010, é deputada federal.

Kátia Abreu, 60, fez carreira como produtora rural, e foi presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) entre 2008 e 2015. Em 2002, foi eleita deputada federal e, em 2006, se tornou a primeira mulher eleita senadora pelo Tocantins, tendo sido reeleita em 2014. Em 2015, se licenciou do cargo para chefiar o Ministério da Agricultura na gestão de Dilma Rousseff (PT).

Continua depois da publicidade

O que faz um senador?

Senadoras e senadores são os representantes dos Estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional. Assim como os integrantes da Câmara dos Deputados, têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Além disso, a Constituição Federal prevê como competência privativa do Senado: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o advogado-geral da União.

O mandato de senador ou senadora tem duração de oito anos — e não quatro, como outros cargos eletivos, como de presidente da República ou governador. Por isso, é comum que ocupantes do cargo participem de outras disputas em anos em que não necessitem renovar o mandato.

Continua depois da publicidade

A garantia do cargo funciona como um incentivo no meio político para que esses parlamentares busquem novas posições ou para que trabalhem na construção de suas imagens para disputas futuras, com o aproveitamento de recursos como do fundo eleitoral e sem riscos de perda de posição.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Tópicos relacionados