Votando pela 1ª vez em 20 anos, Datena diz que se arrepende de ter mantido campanha

O tucano afirmou, ainda, que pretende retornar à televisão depois do segundo turno das eleições municipais. “Só não volto antes porque não seria ético”, disse o candidato do PSDB, com poucas chances de ir ao segundo turno

Fábio Matos

José Luiz Datena, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo (SP) (Foto: Divulgação/PSDB)
José Luiz Datena, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo (SP) (Foto: Divulgação/PSDB)

Publicidade

O jornalista e apresentador de TV José Luiz Datena, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo (SP), votou na manhã deste domingo (6) e admitiu que se arrependeu de ter levado a campanha até o final.

Acompanhado pelo candidato a vice na chapa, o tucano José Aníbal, Datena brincou com os jornalistas, disse que não lembrava do número da legenda e que havia votado em Tabata Amaral (PSB), de quem quase foi vice na eleição deste ano.

Amargando o quinto lugar nas pesquisas, sem grandes chances de chegar ao segundo turno do pleito, Datena afirmou que se arrependeu “de levar a campanha até o fim”. “Ninguém me apoiou durante a campanha. Minha parceria é com o José Aníbal, que está aqui do meu lado”, disse.

Continua depois da publicidade

Datena afirmou, ainda, que pretende retornar à televisão depois do segundo turno das eleições. “Só não volto antes porque não seria ético”, disse o candidato do PSDB.

Em entrevista aos jornalistas, Datena disse que não votava havia mais de 20 anos, desde a primeira vitória do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2002. “Não voto desde a primeira eleição do Lula. Justifiquei em todas as outras. Não tenho culpa nenhuma por todas as atrocidades que aconteceram depois.”

Críticas a Pablo Marçal

Protagonista de um dos episódios de violência mais marcantes da campanha deste ano – a cadeirada contra o candidato do PRTB, Pablo Marçal, durante o debate promovido pela TV Cultura –, Datena criticou o adversário e pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que imponha limites à atuação de influenciadores que se candidatem.

Continua depois da publicidade

“É injusto que nós, jornalistas e pessoas da televisão, tenhamos de abdicar de nossos papéis, e os influenciadores possam seguir se comunicando com milhões”, criticou o tucano.

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Datafolha, no sábado (5), José Luiz Datena aparece com apenas 4% das intenções de voto na corrida eleitoral em São Paulo. Ele está atrás de Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB).

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”