Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou, nesta segunda-feira (3), a presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, da coligação de centro-esquerda “Vamos Continuar a Fazer História”, como presidente do México.
A candidata governista, apoiada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, foi a primeira mulher a ser eleita para o cargo máximo da política mexicana. Ex-prefeita da Cidade do México, ela derrotou a ex-senadora Xóchitl Galvez, de centro-direita.
Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
“Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheinbaum, por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário”, escreveu Lula em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
O petista aproveitou para anunciar que pretende fazer uma viagem ao México ainda em 2024. “Eu pretendo viajar ao México neste ano para fortalecer nossas relações comerciais. Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”, completou Lula.
Janja também comemora
A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, também usou as redes sociais para comemorar a eleição da presidente mexicana.
Continua depois da publicidade
“Apesar dos desafios e da violência nesse ciclo eleitoral, Claudia conquistou uma vitória significativa e seguirá, com a confiança do povo mexicano, trabalhando no combate a pobreza e a violência em seu país. Sua experiência na área ambiental pode ser impulsionadora da transformação de seu país para o enfrentamento da crise climática”, escreveu Janja.
“O México é um país grandioso e importantíssimo em nossa região. Com uma ampla história de luta de seu povo, e principalmente das mulheres mexicanas, esse novo capítulo nos inspira e fortalece na luta por mais mulheres na política. Parabenizo as mexicanas e mexicanos e desejo sucesso à nova presidenta. Viva a democracia!”, completou a primeira-dama.