Tudo sobre o debate da Globo: saiba horário e regras do encontro entre Nunes e Boulos

A partir das 22 horas, o encontro entre os dois concorrentes pela prefeitura da maior cidade do Brasil será exibido, ao vivo, pela TV Globo. O debate terá como mediador o jornalista Cesar Tralli. Veja as regras

Fábio Matos

Debate entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Último encontro será na TV na Globo (Foto: Divulgação R7)
Debate entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Último encontro será na TV na Globo (Foto: Divulgação R7)

Publicidade

A menos de 48 horas do início da votação para o segundo turno das eleições municipais, programado para o próximo domingo (27), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), estarão frente a frente nesta noite, pela última vez, participando do derradeiro debate da campanha eleitoral de 2024.

A partir das 22 horas, o encontro entre os dois concorrentes pela prefeitura da maior cidade do Brasil será exibido, ao vivo, pela TV Globo. O debate será realizado nos estúdios da emissora, em São Paulo.

A mediação do último debate das eleições deste ano será do jornalista Cesar Tralli, que já mediou o encontro do primeiro turno.  

Continua depois da publicidade

Como será o debate

O debate da Globo será dividido em quatro blocos e regido por regras pré-definidas pela emissora e aceitas pelas campanhas dos dois candidatos.

Durante todo o programa, tanto Ricardo Nunes quanto Guilherme Boulos poderão circular livremente pelo cenário, sem restrições.

O primeiro bloco do debate terá duração de 20 minutos e tema livre. No segundo bloco, também com 20 minutos de duração, haverá dois temas em discussão – cada um poderá ser discutido pelos candidatos por 10 minutos. Ou seja, 5 minutos para cada candidato, por rodada.

Continua depois da publicidade

Os temas deste segundo bloco serão escolhidos pelos candidatos a partir de uma lista com seis assuntos apresentados pela Globo. Não poderá haver repetição de temas.

O terceiro bloco será exatamente como o primeiro: tema livre em debate, com duração de 20 minutos.

No quarto bloco, assim como no segundo, também com 20 minutos de duração, haverá dois temas determinados que devem ser debatidos por 10 minutos cada pelos candidatos (ou seja, 5 minutos para cada um, por rodada).

Continua depois da publicidade

Considerações finais e entrevistas coletivas

De acordo com as regras do debate da TV Globo, ao final do quarto bloco, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos terão 1 minuto e 30 segundos, cada um, para fazer suas considerações finais.

Após o encerramento do debate, os dois candidatos serão encaminhados à sala de imprensa, onde poderão conceder entrevistas coletivas aos jornalistas. Cada uma delas terá duração de 5 minutos.

Por sorteio, a ordem definida para as entrevistas é que Boulos falará primeiro, seguido por Nunes.

Continua depois da publicidade

Menos debates no 2º turno

Ao contrário do que aconteceu no 1º turno de eleição, houve poucos confrontos diretos entre Nunes e Boulos neste 2º turno. Se, na primeira etapa da campanha, foram realizados 11 debates entre os principais candidatos, um recorde histórico, desta vez terão sido apenas três – além da Globo, Nunes e Boulos estiveram frente a frente na TV Bandeirantes e na TV Record.

Desde o início da campanha de segundo turno, Nunes deixou claro que pretendia comparecer a, no máximo, três debates com Boulos – justamente os das três emissoras citadas.

Com isso, o prefeito deixou de comparecer ao encontro promovido por um “pool” formado por Folha de S.Paulo, UOL e RedeTV!. Nunes também faltou ao debate organizado por O Globo, Valor e CBN. Nesses dois programas, Guilherme Boulos foi sabatinado pelos jornalistas.

Continua depois da publicidade

Ricardo Nunes também não foi ao debate que seria promovido pelo SBT e acabou cancelado pela emissora.

Disputa acirrada no 1º turno

No primeiro turno, em uma disputa das mais acirradas da história da capital paulista, Nunes terminou à frente, com 1.801.139 votos (29,48% do total de votos válidos), enquanto Boulos contabilizou 1.776.127 (29,07%).

A vantagem dos dois candidatos mais votados em São Paulo foi mínima em relação ao terceiro colocado, o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), que teve 1.719.274 votos (28,15%) e ficou fora do segundo turno.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”