A dois dias do segundo turno das eleições no Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump manifestou mais uma vez seu apoio a Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Em mensagem publicada em sua rede social (Truth), nesta sexta-feira (28), Trump faz uma série de elogios a Bolsonaro e critica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Palácio do Planalto.
“Domingo é um grande dia para o Brasil e para o mundo. Um grande e respeitado líder, que também é um grande cara, com um grande coração, o presidente Jair Bolsonaro, concorre à reeleição”, diz Trump.
Na sequência, o ex-mandatário norte-americano erra o nome de Lula, a quem chama de “Lulu”. “É um lunático da esquerda radical que quer destruir o seu país e todo o tremendo progresso feito sob o presidente Bolsonaro, incluindo o fato de que o Brasil é um país respeitado de novo”, completa Trump.
Ao final da publicação, o ex-presidente dos EUA pede voto em Bolsonaro e afirma que o líder brasileiro não “decepcionará”.
Antes do primeiro turno das eleições, Donald Trump já havia se manifestado publicamente em defesa da reeleição de Bolsonaro. Ele gravou um vídeo em que classifica o presidente do Brasil como “um líder fantástico”.
Trump foi eleito para a Casa Branca em 2016, pelo Partido Republicano, derrotando Hillary Clinton. Ele governou os EUA de 2017 a 2020, quando foi batido por Joe Biden, do Partido Democrata, e não conseguiu o segundo mandato.
Entre 2019 e 2020, durante o governo Bolsonaro, os dois presidentes mantiveram uma relação política de proximidade e apoio mútuo. O governo brasileiro foi um dos últimos a reconhecer a vitória de Biden nas eleições americanas. Na época, Trump alegou ter sido vítima de fraude na apuração dos votos.