Secretário de Tarcísio reforça apoio a Nunes: “Aqui não tem espaço para baderneiros”

"Não vamos entregar a cidade de São Paulo para um invasor de propriedade", afirmou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, referindo-se a Guilherme Boulos (PSOL)

Fábio Matos

Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Publicidade

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, deixou claro, nesta quinta-feira (27), que a gestão do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está mesmo engajada na pré-candidatura à reeleição do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).

Representando Tarcísio na cerimônia de abertura do Global Agribusiness Forum (GAF), no Allianz Parque, em São Paulo (SP), Piai fez um discurso enfático em defesa do governo Nunes e, sem citar o nome do pré-candidato do PSOL à prefeitura, Guilherme Boulos, provocou o deputado federal.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

“Aqui não tem espaço para baderneiros e invasores de terra”, afirmou o secretário, arrancando aplausos de grande parte do público presente ao evento. Ricardo Nunes estava no palco, acompanhando o discurso de Piai.

“Pela reação do público, prefeito, o senhor percebeu que não vamos entregar a cidade de São Paulo para um invasor de propriedade”, completou o secretário da Agricultura do governo Tarcísio, dirigindo-se diretamente ao prefeito.

Apontado como o principal adversário de Nunes na corrida eleitoral, Guilherme Boulos é muito identificado com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), no qual ingressou em 2002 e do qual foi um dos principais líderes, tendo participado, inclusive, de ocupações de terrenos e prédios públicos.

Continua depois da publicidade

Quem é o secretário da Agricultura de SP

Guilherme Piai tem 34 anos e é o secretário de estado mais jovem do governo de Tarcísio de Freitas. Ele é ex-diretor executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e ex-secretário executivo da pasta.

Piai assumiu o cargo em outubro do ano passado, sucedendo Antonio Julio Junqueira, que deixou o comando da pasta.

Nascido em Presidente Prudente (SP), Piai é formado em administração de empresas, com pós-graduação em gestão pública. No Itesp, ele coordenou regularizações fundiárias no campo e entregou títulos de propriedade a assentados do Pontal do Paranapanema e escrituras para médios e grandes proprietários rurais da região.

Continua depois da publicidade

Piai participa nesta manhã do do Global Agribusiness Forum (GAF), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). O evento faz parte da programação do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), npromovido pela consultoria agrícola Datagro, que atua em mais de 50 países, e que conta com o apoio da XP.

O que diz o prefeito

Mais cedo, em entrevista ao InfoMoney, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB),

o crescimento do apresentador José Luiz Datena (PSDB) em pesquisa divulgada pela Genial/Quaest.

Continua depois da publicidade

De acordo com o levantamento, o pré-candidato tucano à prefeitura da capital paulista aparece com 17% das intenções de voto e já se aproxima do pelotão de frente da corrida eleitoral, formado por Nunes (22%) e pelo pré-candidato do PSOL, o deputado federal Guilherme Boulos (21%).

“Acho que ainda é cedo para fazermos qualquer avaliação. Faltam 3 meses e 9 dias até a eleição. O que tem de importante nesse processo e fica consolidado é a rejeição”, disse Nunes à reportagem do InfoMoney, pouco antes de participar da abertura do Global Agribusiness Forum (GAF), no Allianz Parque, em São Paulo.

“Nós temos um dos menores índices de rejeição entre os principais candidatos. Se você pegar o Datena, por exemplo, ele passa de 50% de rejeição, e isso é algo difícil de mudar”, afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

O evento

O Global Agribusiness Forum (GAF) acontece no Allianz Parque, em São Paulo. O evento é promovido, desde 2012, pela consultoria agrícola Datagro, que atua em mais de 50 países, e conta com o apoio da XP.

O evento deve reunir cerca de 25 mil pessoas e terá uma extensa programação de palestras, seminários e shows.

O GAF faz parte do Global Agribusiness Festival (GAFFFF). O evento foi concebido a partir de quatro pilares: palestras nacionais e internacionais (Forum), feira de negócios com cinco pavilhões e mais de 100 empresas e startups (Fair), experiências gastronômicas com aulas de gastronomia e uma Arena de Fogo (Food), e entretenimento com shows de música sertaneja (Fun).

Entre os palestrantes de maior destaque na programação, estão a ativista e política moçambicana Graça Machel, o físico Marcelo Gleiser e o cientista político Parag Khanna. Ao todo, serão mais de 30 painéis, com mais de 100 palestrantes divididos em dois palcos.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”