Publicidade
Às vésperas da posse do futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira, marcada para o início da semana que vem, o governo federal já começou a promover as primeiras mudanças na pasta.
Considerado braço direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o secretário de imprensa do Planalto, o jornalista José Chrispiniano, foi demitido. Esta deve ser apenas a primeira de uma série de mudanças na área de comunicação do governo, considerada estratégica.
Sidônio ganhou “carta branca” de Lula para fazer alterações na Secom. Chrispiniano era muito próximo do presidente da República e trabalhava com Lula desde 2011, após o petista deixar o cargo depois de dois mandatos consecutivos.
O jornalista também foi o responsável pela comunicação do Instituto Lula. Desde que o petista voltou à Presidência, Chrispiniano fazia o atendimento à imprensa e também coordenava as publicações da conta oficial de Lula no X (antigo Twitter).
Quem deve assumir a vaga de secretário de imprensa do governo é o também jornalista Laércio Portela, secretário de comunicação institucional da Secom, que esteve no comando da pasta, interinamente, no período em que o então titular do ministério, Paulo Pimenta (PT), foi deslocado para a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Na semana passada, Lula comunicou a Pimenta, então chefe da Secom, que ele não continuaria no cargo. A posse de Sidônio Palmeira está marcada para a próxima terça-feira (14).
Continua depois da publicidade
O publicitário foi o responsável pela comunicação da campanha vitoriosa de Lula ao Palácio do Planalto, em 2022.
Equipe de João Campos na mira
Segundo informações do jornal Valor Econômico, Sidônio Palmeira teria iniciado conversas com integrantes da equipe de comunicação do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), aliado de Lula e considerado um “case de sucesso” nas redes sociais.
O objetivo seria convencer o secretário de Comunicação da prefeitura do Recife, Rafael Marroquim, responsável pela campanha de Campos nas eleições de 2024, a fazer parte da Secom de Lula.
Continua depois da publicidade
As chances de Marroquim deixar seu cargo atual, no entanto, são remotas. Ele pode, porém, ceder profissionais de sua equipe para trabalhar com Sidônio no Planalto.