Eleições 2024
- Eleitores de 51 cidades retornaram às urnas neste domingo (27) para votar, em segundo turno, na chapa de prefeito e vice-prefeito para os próximos 4 anos. Veja a lista de todos os eleitos;
- Seguindo a tendência ao continuísmo observada no primeiro turno, todos os 6 candidatos à reeleição nas capitais venceram: Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo (SP); Fuad Noman (PSD), em Belo Horizonte (MG); Sebastião Melo (MDB), Porto Alegre (RS); David Almeida (Avante), em Manaus (AM); Adriane Lopes (PP), em Campo Grande (MS); e Cícero Lucena (PP), em João Pessoa (PB);
- A taxa de reeleição nas capitais ficou em 80%, considerando as situações de prefeitos que tentaram a recondução nestas eleições municipais;
- “Centrão” governará para 156,7 milhões de brasileiros (74% da população);
- PSD termina o pleito como sigla mais capilarizada, com 887 representantes; nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o destaque ficou com o PSD, com 16 eleitos;
- A votação em segundo turno correu de forma tranquila, sem grandes intercorrências, segundo a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.
Confira os resultados do segundo turno das eleições municipais de 2024:
PSD lidera em número de prefeituras; PL é destaque nas grandes cidades
“Centrão” governará para 74% da população
Os prefeitos eleitos por 6 partidos de “centro” governarão para 156,7 milhões de brasileiros. A legenda que sai das eleições municipais de 2024 com a maior população governada é o PSD, de Gilberto Kassab, com a marca de 36.997.975 pessoas. Pouco mais do que o MDB (36.589.800), que conseguiu a recondução de Ricardo Nunes em São Paulo (SP), maior colégio eleitoral do País. A terceira colocação ficou com o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 26.584.089 brasileiros governados.
Boulos reconhece ‘resultado eleitoral adverso’ da esquerda no Brasil
O candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) reconheceu neste domingo que a esquerda teve um “resultado eleitoral adverso não só em São Paulo, [mas] em todo o Brasil”.
Ainda assim, o político tentou manter o ânimo da militância: “Eu não vou fazer aqui um discurso de perdedor porque a gente perdeu uma eleição mas, nessa campanha, a gente recuperou a dignidade da esquerda brasileira.”
Leia o texto completo sobre as declarações de Boulos depois da derrota.
Boulos: “Perdemos uma eleição, mas recuperamos a dignidade da esquerda brasileira”
“Eu não vou fazer aqui um discurso de perdedor porque a gente perdeu uma eleição mas, nessa campanha, a gente recuperou a dignidade da esquerda brasileira”, disse Guilherme Boulos em discurso após o anúncio do resultado das eleições, no salão principal da Casa de Portugal, no centro de São Paulo.
Nunes agradece Tarcísio e diz: “equilíbrio venceu todos os extremismos”
Reeleito prefeito em São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), agradeceu seu cabo-eleitoral nesta disputa, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e alfinetou seu adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), em seu discurso de vitória. “O equilíbrio venceu todos e todos os extremismos. São Paulo falou, e a voz de São Paulo precisa ser ouvida. O nosso povo enviou um recado para o Brasil inteiro: política, sim, mas com resultado. Quem não tiver um acervo de realizações, quem não tiver algo para mostrar de concreto, terá cada vez mais dificuldade de ter como único argumento político a rejeição do adversário.”
Confira os prefeitos eleitos nas 51 cidades deste segundo turno
O pleito reforçou a tendência ao continuísmo observado três semanas atrás, na votação em primeiro turno. Veja a lista dos eleitos em cada uma das 51 cidades neste segundo turno.
Boulos aciona TSE contra Tarcísio; indicado de Bolsonaro será relator
O candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) entrou na Justiça Eleitoral com uma notícia-crime contra o prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) e contra o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A notícia-crime apresentada pelos advogados de Boulos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como motivação a “divulgação de fatos falsos durante campanha eleitoral” por parte de Tarcísio.
O governador disse neste domingo, enquanto as urnas estavam abertas para votação e sem apresentar provas, que havia um “salve” (alerta) do PCC indicando voto em Boulos.
Belo Horizonte (MG): Fuad Noman (PSD) é reeleito prefeito
O atual prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), foi reeleito neste domingo (27) para um mandato de quatro anos. Ele derrotou o deputado estadual Bruno Engler (PL), que contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Herdeiro do cargo ocupado por Alexandre Kalil (hoje no Republicanos), que deixou a prefeitura para disputar o governo do estado em 2022, Noman iniciou a corrida pela reeleição como um nome não muito conhecido pelos eleitores da capital mineira.
Ao longo do campanha, trabalhou sua imagem, cresceu nas pesquisas e desbancou nomes que largaram na frente da disputa, como o apresentador de televisão e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos).
São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) derrota Guilherme Boulos (PSOL) e é reeleito
O atual prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas de intenções de votos e foi reeleito, neste domingo (27), para os próximos 4 anos. Ele derrotou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O segundo turno da disputa pelo maior colégio eleitoral foi marcado por muito menos emoções do que a primeira votação, em que os dois candidatos apareciam embolados nas pesquisas com o influenciador e empresário Pablo Marçal (PRTB), que terminou a corrida na terceira colocação.
Fortaleza (CE): Evandro Leitão (PT) vence disputa apertada e é eleito prefeito
Goiânia (GO): Sandro Mabel (MDB) é eleito prefeito
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) é reeleito prefeito
O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), confirmou o favoritismo apontado nas pesquisas e derrotou a deputada federal Maria do Rosário (PT) com vantagem confortável.
Natal (RN): Paulinho Freire (União Brasil) é eleito prefeito
Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD) é eleito prefeito
Vice de Rafael Greca (PSD), Eduardo Pimentel derrota surpresa dessas eleições, a jornalista Cristina Graeml (PMB).
Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP) é reeleita prefeita
Aracaju (SE): Emília Correa (PL) é eleita prefeita
Parcial em São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) lidera com 15% das urnas apuradas
Prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 60,92% dos votos válidos, contra 39,08% de Guilherme Boulos (PSOL), com 15,46% das urnas apuradas.
Palmas (TO): Eduardo Siqueira Campos (Podemos) é eleito prefeito
Manaus (AM): David Almeida (Avante) é reeleito prefeito
Resultado representa uma derrota para o bolsonarismo, que apoiava a candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).
João Pessoa (PB): Cícero Lucena é reeleito prefeito
Cuiabá (MT): Abílio Brunini (PL) é eleito prefeito
Candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) derrota adversário petista, Lúdio Cabral.
Porto Velho (RO): Léo Moraes (Podemos) é eleito prefeito
Belém (PA): Igor Normando (MDB) é eleito prefeito
Candidato apoiado pela família Barbalho, o deputado estadual Igor Normando (MDB) derrotou o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Urnas fecham; acompanhe a apuração dos votos do segundo turno
Seções eleitorais fecham nas 51 cidades com disputas em segundo turno para a prefeitura. Quem estiver na fila para votar, no entanto, tem o direito garantido. Acompanhe a divulgação dos resultados em tempo real.
TRE-SP não recebeu relatório com orientação de facção para voto em Boulos
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) disse não ter recebido relatórios de inteligência com uma suposta interceptação de mensagens de facções criminosas com orientações para o voto no candidato à prefeitura da capital Guilherme Boulos (PSOL), adversário do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) neste segundo turno. (Estadão Conteúdo)
Que horas saem os resultados do segundo turno?
Com o fechamento das seções eleitorais às 17h (horário de Brasília), começa a apuração da votação do segundo turno nas 51 cidades em disputa neste domingo (27). Os resultados tendem a ser divulgados no início da noite.
Votação entra na última hora
Resta apenas 1 hora para os eleitores comparecerem às seções eleitorais e registrarem seus votos nas 51 cidades em que há disputa de segundo turno.
TSE: até agora, justificativas de ausência no 2º turno das eleições somam 650 mil
Desse montante, 578.699 justificativas foram feitas no Brasil e 71.976 no exterior. Ao todo, 33,9 milhões de eleitores de 51 municípios estão aptos a votar no segundo turno. Leia mais
Boulos aciona Justiça Eleitoral contra Tarcísio por fala sobre PCC
Tarcísio disse, hoje mais cedo, que a inteligência de Segurança Pública de São Paulo informou que o PCC teria orientado pessoas vinculadas à organização criminosa a votarem em Boulos. A declaração foi feita ao lado do candidato do MDB à reeleição Ricardo Nunes. Tarcísio não apresentou provas do que disse. Leia mais
Deputados do PDT defendem expulsão de Ciro Gomes por “apoio velado” a bolsonarista
Na avaliação de deputados da sigla, Ciro deu “apoio velado” ao deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL), que disputa o segundo turno em Fortaleza contra o deputado estadual Evandro Leitão (PT). Leia mais
O que são coligações partidárias e quais são suas regras?
Coligações são comuns em processos eleitorais e são armas importantes na estratégia dos partidos. Leia mais
Vídeo: reage após Tarcísio dizer que PCC orientou voto em nome do PSOL
O que são federações partidárias e quais são suas regras?
Nas eleições, partidos políticos podem se juntar em federações, instrumento que amplia os caminhos para a construção de estratégias para os pleitos. Leia mais
58 urnas eletrônicas foram substituídas em São Paulo
A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Na capital, foram 34 urnas trocadas, enquanto no interior, 24.
PF apreende R$ 57 mil, prende um e conduz 15 para delegacia por crimes eleitorais
PF abriu cinco inquéritos para aprofundar indícios de delitos de propaganda irregular e compra de votos. As ocorrências foram registradas no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins e Rio de Janeiro. Leia mais
Onde encontrar o programa de governo dos candidatos?
O caminho mais rápido e fácil é por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância máxima da Justiça Eleitoral e responsável pelas eleições no país. Veja o passo e passo para conhecer propostas do seu candidato.
Como é feita a apuração dos votos?
Veja o caminho do seu voto desde o momento em que você aperta “confirma” até a totalização pelo TSE aqui.
É possível votar nas eleições de 2024 morando no exterior?
Pela legislação, brasileiros que vivem em outro país são obrigados a votar somente em eleições gerais. Saiba mais
O que acontece se eu não votar?
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas a partir dos 70 anos e analfabetos. Quem tem o voto obrigatório e não puder ir votar deverá justificar sua ausência às urnas. Leia mais
Como justificar a ausência no dia da votação?
No dia da votação, a forma mais eficiente de justificar sua ausência é por meio do e-Título. Leia mais
Nunes: “Talvez seja minha última eleição”
Em entrevista a jornalistas em uma escola na zona leste da capital paulista, o candidato do MDB à reeleição admitiu que talvez não volte a concorrer em outros pleitos. Leia mais
O que acontece se mais de 50% dos votos forem em branco ou nulos?
O que conta para o resultado das eleições são os votos válidos, mas há casos em que a Justiça Eleitoral pode convocar novo pleito. Leia mais
Vídeo: Pablo Marçal publica passeio na Itália
Votação em 2º turno entra nas 2 horas finais
Eleitores têm até as 17h (horário de Brasília) deste domingo para comparecerem às seções eleitorais e exercerem seus votos nas 51 cidades em que há disputa em segundo turno pelas prefeituras. Quem chegar até este horário ao colégio eleitoral terá o direito ao voto garantido.
Quanto ganha um prefeito em 2024?
Veja quanto ganham os prefeitos das capitais brasileiras. Leia aqui
Vídeo: Pastores são presos por compra de votos em Manaus
Ricardo Nunes (MDB) acompanhará a apuração do segundo turno no Clube Banespa, na zona sul da capital
Após o resultado, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição fará pronunciamento à imprensa no mesmo local.
Marta Suplicy se diz “esperançosa” em virada de Boulos nos instantes finais
A última pesquisa Quaest, publicada no sábado (26), apontou Guilherme Boulos (PSOL) com 45% dos votos válidos, ante 55% do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Leia mais
Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?
Eleitores que não votaram no primeiro turno não apenas podem, mas devem participar do segundo turno do pleito nos municípios em que houver disputa. Leia mais
Ricardo Nunes lança Tomás Covas para deputado em 2026
Filho do ex-prefeito Bruno Covas projeta que seria interessante começar como deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Acho que deputado estadual seria um primeiro passo mais tranquilo”. Leia mais
Bilhetes que indicariam voto de PCC a Boulos são armação de Tarcísio, diz Hoffman
Presidente do PT deu as declarações em seu perfil no X, antigo Twitter. Leia mais
“Fake news”: Boulos reage após Tarcísio dizer que PCC orientou voto no nome do PSOL
Governador de São Paulo deu declaração ao lado de Nunes. Leia mais
O que acontece quando há defeito na urna eletrônica?
A Justiça Eleitoral prevê mecanismos a serem adotados a fim de preservar e evitar a perda do que há de mais precioso no processo eleitoral: os votos dos eleitores. Leia mais
Como votar branco ou nulo?
No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos, mas é possível não escolher nenhum candidato. Leia mais
No dia do 2º turno, Marçal passeia de conversível na Itália
Um dos protagonistas das eleições municipais deste ano, o empresário e influenciador Pablo Marçal, que terminou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo (SP), parece não estar muito preocupado com o embate final entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Neste domingo (27), em sua conta no Instagram, Marçal publicou vídeos passeando em carro conversível, fazendo exercício na academia e em momentos de descontração e lazer com sua família. Leia mais.
Posso votar sem o título de eleitor?
No momento da votação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto para comprovação de identidade, mas não precisa ser o título de eleitor. Saiba mais
Guilherme Boulos (PSOL) fará coletiva de imprensa em sua residência, na capital paulista, às 14h30 deste domingo (27)
Há pouco, o candidato do PSOL, em nota, chamou de “criminosa a atitude do governador Tarcísio de Freitas de criar uma grave fake news em pleno domingo de eleições”. O adversário de Ricardo Nunes (MDB) para assumir a prefeitura de São Paulo afirmou que o governador Tarcísio “usa a máquina pública de maneira vergonhosa e irresponsável”. O governador havia afirmado antes que os serviços de inteligência interceptaram mensagens do crime organizado com orientações para o voto em determinados candidatos. Na Capital, segundo informou, a recomendação era para Guilherme Boulos.
TRE-SP manda apreender material de Ricardo Nunes por crime eleitoral neste domingo
Segundo a representação, foram distribuídos windbanners (bandeiras estacadas ao vento) no bairro de Vila Socorro, na zona sul da cidade. Leia mais
Cármen Lúcia diz que eleição “segue em tranquilidade”
Cármen Lúcia disse que “temíamos pelas dificuldades climáticas, mas [a eleição] continua sem nenhum tipo de problema [nesse sentido]”. Leia mais
Prefeito de Belo Horizonte diz estar confiante na reeleição
Fuad Noman (PSD) deu uma coletiva de imprensa há pouco e comentou esperar novo mandato na capital mineira. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, que o acompanhava, expressou confiança na reeleição de Fuad.
Em Niterói, 38 pessoas são conduzidas à delegacia por crime eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que, até as 11h, houve sete ocorrências de crimes eleitorais no estado, todas em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A maioria por boca-de-urna. Ao todo, 38 pessoas foram conduzidas à delegacia. Leia mais
Vídeo: Cármen Lúcia diz que 2º turno segue tranquilo
Eleições no estado de São Paulo ocorrem dentro da normalidade, diz TRE-SP
Declaração é do presidente do TRE sobre 18 municípios paulistas. Leia mais
Como consultar o local de votação nas eleições municipais de 2024?
Informação pode ser verificada no site do TSE através do nome do eleitor ou eleitora ou número do título eleitoral. Saiba mais
Ministério da Justiça diz que ocorreu até o momento 5 crimes de compra de votos
Segundo a Polícia Federal, no total, 17 pessoas já foram conduzidas para averiguação. O ministério informou ainda que ocorreram duas tentativas de violar o sigilo do voto e um caso de violência física em local de votação.
Segundo turno das eleições tem chuva e dia nublado em parte do país
Há previsão de chuvas intensas em grande parte do estado de Minas, no Sul do estado de Goiás e Norte de São Paulo. Leia mais
TRE-SP prevê resultado do 2º turno entre 19h e 20h deste domingo
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, Silmar Fernandes, se manifestou há pouco e disse que os resultados de segundo turno devem sair de forma “célere”. Ele disse que a votação acontece de forma “tranquila”. As cidades do Estado de São Paulo com eleição neste domingo (27) são, além da capital: Barueri, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté.
Eleições 2024: Posso votar no segundo turno se estiver em outra cidade?
Voto em trânsito só está disponível em eleições gerais; ou seja, em caso de ausência ao seu local de votação, o eleitor precisará apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Saiba mais
Vice-presidente Geraldo Alckmin diz que votou em Boulos por “mudança”
O vice-presidente afirmou que Boulos fez uma boa campanha no primeiro turno, o que fez com que fosse encaminhado ao segundo turno. Leia mais
Tarcísio vota acompanhado de Nunes e diz que direita sai vitoriosa da eleição em SP
Para São Paulo, o governador disse crer que o cidadão está escolhendo “o caminho da experiência”. Leia mais
Vídeo: como é a apuração dos votos?
PF já prendeu 11 pessoas nesta manhã por crimes eleitorais, sendo duas em flagrante
A Polícia Federal informa que 11 pessoas foram levadas até delegacias em todo o país por desobedecerem às regras eleitorais, sendo que duas pessoas foram presas em flagrante. Um 12º caso está em análise. Foram registrados 5 Inquéritos Policiais (IPLs) e 5 Termos Circunstanciados (TCs) e R$ 57 mil foram apreendidos, segundo o sistema online da PF. As ocorrências aconteceram no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Vídeo: Eleições 2024: até que idade o voto é obrigatório?
Fuad Noman (PSD) vota em Belo Horizonte e se diz confiante, apesar de “luta difícil”
“A gente sabe que não vai ser fácil esse resultado, mas vamos passar o dia na expectativa e, quem sabe, no final do dia, possa ter atingido a vitória”. Leia mais
Além das 15 capitais, o 2° turno vai ocorrer em mais 36 municípios de 13 estados. Confira a lista:
- Bahia – Camaçari
- Ceará – Caucaia
- Espírito Santo – Serra
- Goiás – Anápolis e Aparecida de Goiânia
- Maranhão – Imperatriz
- Minas Gerais – Uberaba
- Pará – Santarém
- Paraíba – Campina Grande
- Paraná – Londrina e Ponta Grossa
- Pernambuco – Olinda e Paulista
- Rio de Janeiro – Niterói e Petrópolis
- Rio Grande do Sul – Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria
- São Paulo – Barueri, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté
Vídeo: Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º?
Confira as 15 capitais e as candidatas e os candidatos que concorrem neste 2° turno:
- Aracaju (SE): Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT)
- Belém (PA): Igor Normando (MDB) e delegado Éder Mauro (PL)
- Belo Horizonte (MG): Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD)
- Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União)
- Cuiabá (MT): Abilio (PL) e Lúdio (PT)
- Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB)
- Fortaleza (CE): André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
- Goiânia (GO): Fred Rodrigues (PL) e Mabel (União)
- João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL)
- Manaus (AM): David Almeida (Avante) e capitão Alberto Neto (PL)
- Natal (RN): Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT)
- Palmas (TO): Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Pode)
- Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT)
- Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União) e Léo (Pode)
- São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL)
TRE-SP faz pesquisa para identificar problemas de acessibilidade no ambiente de votação
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está aproveitando a votação nesse segundo turno na capital e em várias cidades do interior e região metropolitana para aplicar a Pesquisa de Acessibilidade no Ambiente de Votação. O objetivo é reunir informações a respeito das barreiras que dificultam o acesso às seções eleitorais e das dificuldades de mesários, coordenadores de acessibilidade e apoios logísticos no auxílio aos eleitores. A pesquisa se estende até o dia 4 de novembro.
Fora do seu domicílio eleitoral? Veja onde justificar o voto em SP
Eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral podem justificar pelo app e-Título, das 8h às 17h, ou presencialmente nas 18 cidades com eleições e em outros 39 municípios de São Paulo. Confira a lista dos locais aqui
Sebastião Melo (MDB) acaba de votar em Porto Alegre (RS)
O prefeito candidato à releição disputa com Maria do Rosário (PT) o segundo turno.
Dois pastores são presos em flagrante pela PF por suposta compra de votos em Manaus
A ação dos federais ocorreu depois de denúncia de uma convocação para reunião na igreja da zona norte da capital manauara restrita aos que votam na cidade. Leia mais
TRE de São Paulo substituiu 19 urnas eletrônicas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, elas apresentaram algum tipo de problema. O total corresponde a 0,042% de urnas em operação em todo o Estado: 44.928.
Bruno Engler (PL) vota em Belo Horizonte e diz estar “esperançoso”
“Todos os institutos de pesquisa apontam nosso crescimento, nos colocam em empate técnico”, disse candidato à prefeitura. Leia mais
Maior esperança do PT, Evandro Leitão vota em Fortaleza (CE)
Leitão era do PDT e se filiou ao PT visando à eleição municipal menos de um ano antes do pleito. Leia mais
Nunes critica Boulos por sabatina com Marçal: “Enterrou sua dignidade”
A declaração foi dada após atual prefeito e candidato à reeleição à Prefeitura de São Paulo votar na amanhã deste domingo. Leia mais
Ricardo Nunes se diz “otimista” e afasta influência do apagão nas eleições
A expectativa é muito boa. A gente acompanhou nesses últimos dias, principalmente ontem, uma energia muito positiva da população”, disse o atual prefeito de SP e candidato à reeleição. Leia mais
Quem tem preferência garantida para votar?
Segundo o TSE, pessoas com mais de 80 anos; candidatas e candidatos, juízas e juízes eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral; promotoras e promotores e policiais em serviço; e pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, crianças de colo, doadores de sangue e pessoas com deficiência.
TSE: é permitido entrar na cabine de votação com a chamada “cola eleitoral”, uma espécie de lembrete em papel com o nome e o número da candidata ou do candidato em que a pessoa pretende votar
Atenção: eleitores tem até às 17h (horário de Brasília) deste domingo (27) para votar
Imagem: Prefeito Faud Noman (PSD) vota no segundo turno, em Belo Horizonte (MG)
TSE: 180 mil já justificaram ausência no 2º turno
Saiba como denunciar pela internet suspeita de crimes eleitorais
Eleitores que tiverem contato com irregularidades relacionadas às eleições de 2024 podem denunciar essas práticas ao Judiciário e ao Ministério Público pela internet. Caso haja conhecimento sobre propaganda irregular, o eleitor pode acessar o Pardal, programa da Justiça Eleitoral disponível na web e nas lojas de aplicativos (Google Play ou App Store). Nos dez primeiros dias da propaganda eleitoral, em 16 de agosto, o sistema registrou mais de 14 mil denúncias. A legislação proíbe, por exemplo, propaganda em outdoors ou telemarketing, assim como a distribuição de brindes e a realização de showmícios.
PF registrou crimes eleitorais no Maranhão, Paraíba e Tocantins
Segundo a Polícia Federal, os crimes envolvem propaganda irregular e corrupção eleitoral por compra de votos. No total, R$ 57 mil em bens foram apreendidos.
Imagem: deputado estadual Bruno Engler (PL) vota no segundo turno, em Belo Horizonte (MG)
Haddad vota na zona Sul de São Paulo
O ministro da Fazenda votou agora de manhã em uma escola da zona sul da capital paulista e evitou fazer um balanço da campanha de segundo turno de Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo que tem o apoio do seu partido o PT. Também preferiu não falar de sua expectativa para o resultado o pleito.
“O importante é a democracia sair fortalecida e o eleitor respeitar uns aos outros”, disse.
Evandro Leitão (PT) votou em Fortaleza (CE)
Ele concorre no segundo turno contra André Fernandes (PL), numa disputa acirrada. Leitão chegou ao local de votação acompanhado do ministro Camilo Santana.
Em Goiás, Bolsonaro critica operação da PF e Alexandre de Moraes: “sempre ele”
Bolsonaro também acusou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de agir como “partido político” nas suas eleições e nas eleições atuais.
Boulos vota no Campo Limpo e pede que eleitores “não depositem medo na urna”
Boulos também disse acreditar muito na virada no dia de hoje – ele está atrás de Ricardo Nunes (MDB) nas pesquisas de intenções de votos; “Essa eleição vai ser acirrada e decidida voto a voto”.
Imagem: Deputado federal Guilherme Boulos vota no segundo turno
André Fernandes (PL) vota neste momento em Fortaleza (CE)
Ele concorre no segundo turno contra o candidato do PT, Evandro Leitão.
Imagem: Ricardo Nunes, atual prefeito de São Paulo, vota no segundo turno
Ricardo Nunes após votar: “Muito otimista para continuar trabalhando”
O candidato e atual prefeito de São Paulo votou há pouco na Capela do Socorro, na zona sul da capital paulista. Ele chegou ao local de votação acompanhado do governador Tarcísio de Freitas.
Quaest: Eduardo Pimentel (PSD) lidera os votos válidos na disputa pela prefeitura de Curitiba (PR)
Levantamento da Quaest divulgado neste sábado (26) aponta que, neste segundo turno, o atual vice-prefeito tem 55% dos votos válidos contra 45% de Cristina Graeml (PMB).
Guilherme Boulos após votar: “O sentimento que vem nas ruas é de virada”
O candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo votou nesta manhã, na zona sul da capital paulista.
2º turno das eleições é marcado por duelos entre candidatos de Lula e Bolsonaro
O PL, partido do ex-presidente, terá representantes no segundo turno em nove capitais, enquanto o PT, de Lula, vai à rodada decisiva em quatro. Em duas delas, Cuiabá e Fortaleza, haverá confronto direto entre candidatos dos partido do atual e do ex-presidente, com as pesquisas apontando disputa apertada em ambas. Leia mais:
Boulos vota no Campo Limpo e pede que eleitores “não depositem medo na urna”
O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, votou nesta manhã no CEU do Campo Limpo e chamou os eleitores para darem uma chance de mudança para a cidade, pedindo que “não depositem medo nas urnas”.
“As pessoas ouviram muitas mentiras a meu respeito. Porque queriam criar medo na hora que as pessoas fossem hoje votar. Eu quero pedir que não depositem medo na urna. Urna não é lugar de medo. Depositem esperança, depositem sonho, porque você vai decidir os próximos quatro anos da cidade”, disse.
Boulos também disse acreditar muito na virada no dia de hoje – ele está atrás de Ricardo Nunes (MDB) nas pesquisas de intenções de votos. “Essa eleição vai ser acirrada e decidida voto a voto”.
Não tem votação na sua cidade? Veja 3 motivos para ficar de olho neste 2º turno
Correlação de forças entre partidos, tendências e novas lideranças e antecipação de cenários devem ser monitorados de perto. Saiba mais:
Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) estão empatados em Fortaleza (CE), segundo a Quaest
Levantamento divulgado neste sábado (26) mostra Leitão e Fernandes com 50% dos votos válidos cada um.
Capital mineira foi atingida por fortes chuvas neste sábado (26); Belo Horizonte tem cerca de 2 milhões de eleitores
TSE tem cerca de 180 mil justificativas de ausência no 2º turno até 9h
O Tribunal Superior Eleitoral registrou, até as 9h deste domingo, 27, 180.954 justificativas de ausência de eleitores neste segundo turno de votação. Segundo o TSE, até as 7h30, foram 14.224 justificativas no exterior. Os eleitores de cidades que realizam segundo turno neste domingo e não se encontram em seus domicílios eleitorais têm até as 17h para realizar a justificativa pelo aplicativo e-Título. Também é possível alegar a ausência nos postos de justificativa.
Neste domingo, 51 municípios, que reúnem quase 34 milhões de eleitores, realizam o segundo turno das eleições para definir quem será o prefeito ou prefeita nos próximos quatro anos. (Estadão Conteúdo)
Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição em São Paulo, neste momento, segue para a sua seção de votação
Em vídeo, Janja, Alckmin e ministros homenageiam Lula pelo aniversário de 79 anos
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e outros 39 ministros de Estado e colaboradores do primeiro escalão do governo homenagearam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um vídeo pela comemoração aos 79 anos do petista publicado nos redes sociais, completados neste domingo (27). Janja abriu e fechou o vídeo. “Meu amor, ao seu lado eu posso acompanhar de perto o amor que você carrega pelo Brasil (…) O filho da Dona Lindu é líder de uma Nação. Seu legado é o Brasil que acreditamos, o Brasil que construímos, o Brasil de todas e todos os brasileiros”, diz a primeira-dama.
Fuad Noman (PDS), atual prefeito da capital mineira, vota neste momento
Ele concorre no segundo turno contra Bruno Engler (PL). O prefeito votou no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Pesquisa Quaest em Cuiabá (MT) mostra Abílio Brunini e Lúdio Cabral empatados
Segundo levantamento Quaest divulgada neste sábado (26), com os votos válidos da disputa para prefeito de Cuiabá, os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) estão com 50% cada, neste segundo turno.
Guilherme Boulos (PSOL) vota neste momento em São Paulo
O deputado federal vota no CEU Campo Limpo, na zona sul da capital paulista. Ele chega ao lado da candidata a vice, Marta Suplicy (PT).
Vale lembrar que o 2º turno só acontece em eleições para cargos majoritários, como o de prefeito
Quaest em Porto Velho: Léo tem 51% e Mariana, 49%
Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (26) com os votos válidos da disputa no segundo turno para prefeito de Porto Velho mostra o candidato Léo (Podemos) com 51% e Mariana Carvalho (União) com 49%. Considerando a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa está empatada.
Bruno Engler (PL) já votou em Belo Horizonte (MG)
O deputado do PL concorre neste segundo turno com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD).
Maria do Rosário (PT) votou há pouco em Porto Alegre (RS)
Ela é candidata no segundo turno contra o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB).
Belo Horizonte: Fuad Noman tem 53% e Bruno Engler, 47%, segundo Datafolha
A pesquisa divulgada neste sábado (27) considerou apenas os votos válidos. Com a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), lidera no segundo turno, diante de Bruno Engler (PL).
Do total de cidades que realizarão o 2º turno das Eleições 2024, 15 são capitais
TSE: eleitor pode chegar à seção eleitoral com celular ou outros dispositivos, até para identificação com o e-título, mas não pode levá-los para a cabine de votação
Na pesquisa da Quaest em São Paulo, Nunes lidera com 55%, enquanto Boulos surge com 45%
Pelo levantamento da Quaest do 2º turno das eleições na capital paulista, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, se mantém como favorito, diante de Guilherme Boulos (PSOL). A pesquisa só considerou os votos válidos.
Bolsonaro acompanha Fred Rodrigues em Goiânia, critica TSE e operação contra Gustavo Gayer
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou neste domingo (27) o voto de seu candidato à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL). E aproveitou a ocasião para criticar a operação de busca e apreensão feita na sexta-feira contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), informou a Folha de S. Paulo. “Uma precipitação. Só tem em cima da direita, na esquerda não tem nada. Mas não está colando mais esse tipo de ação. E caiu para variar com o mesmo ministro do Supremo. É sempre ele, sempre o mesmo”, disse Bolsonaro, se referindo a Alexandre de Moraes, que autorizou a ação.
Para quem não vai votar hoje, o prazo para apresentar a justificativa é de até 60 dias após a eleição (5 de dezembro de 2024)
TSE: documentos oficiais sem foto, certidões de nascimento e de casamento não serão aceitos nas seções eleitorais
Pesquisa Quaest em Goiânia: Sandro Mabel tem 54% dos votos válidos e Fred Rodrigues, 46%
Pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 26, aponta Sandro Mabel (União) à frente de Fred Rodrigues (PL) na disputa pela prefeitura de Goiânia, com 54% ante 46% dos votos válidos. O instituto Quaest entrevistou 1.002 respondentes de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro. O levantamento tem margem de erro de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, e um índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número GO-06375/2024.
Voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 e os jovens de 16 e 17 anos
Último levantamento da Quaest em Belo Horizonte indica Fuad com 52% dos votos válidos e Engler, com 48%
Na pesquisa da Quaest, divulgada neste sábado (26), o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), segue empatado com o deputado estadual Bruno Engler (PL) na disputa eleitoral na capital mineira, neste segundo turno, já que a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento só considerou os votos válidos.
Segundo turno é realizado em localidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato não teve mais da metade dos votos no último dia 6 de outubro
Última pesquisa Datafolha em São Paulo aponta Nunes com 57% dos votos válidos e Boulos, 43%
A pesquisa divulgada pelo Datafolha, neste sábado (26), relativa ao 2º turno das eleições municipais na capital paulista, mostra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), à frente do deputado Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pelo comando do maior colégio eleitoral do País. Na pesquisa anterior, Nunes aparecia com 58% dos votos válidos e Boulos com 42%.
Pesquisa Quaest em Ribeirão Preto: Ricardo Silva tem 57% dos votos válidos; Marco Aurélio, 43%
O candidato Ricardo Silva (PSD) chega ao segundo turno da eleição à prefeitura de Ribeirão Preto com vantagem sobre o seu adversário, Marco Aurélio (Novo), Segundo pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 26, Silva tem 57% dos votos válidos, enquanto Aurélio marca 43%.
Cármem Lúcia agradece de “forma muito especial” juízes, mesários e imprensa pela colaboração no processo eleitoral
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou logo cedo, assim que abriu sua seção, em Belo Horizonte (MG). Após votar, realizou coletiva de imprensa. “Como nós sempre dizemos, sem um judiciário independente e uma imprensa livre, a democracia não acontece. E a gente quer que, no Brasil, ela aconteça sempre”, disse.
Neste segundo turno, quase 34 milhões de eleitores poderão votar na escolha de prefeitos em 15 capitais e outras 36 cidades do país
Em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), o horário de votação é de 7h às 16h
Nas outras cidades em que ocorre segundo turno, a votação é de 8h às 17h e segue o horário de Brasília.
Cármen Lúcia vota em Belo Horizonte
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou na capital mineira para prefeito em segundo turno. A ministra estava na fila antes das 8h, horário previsto para início da votação.
Cármen Lúcia diz que voto é gesto maior da democracia
Em pronunciamento na noite de sábado (26), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que o voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social.
“Quem não votou no primeiro turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver segundo turno em sua cidade”, lembrou. “Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama. Participe! Ajude a fazer a sua cidade melhor. Seu gesto faz o Brasil”, acrescentou Cármen Lúcia.
4 partidos disputam a hegemonia nas principais cidades
Batalha nas capitais. As eleições municipais de 2024 têm uma disputa de hegemonia entre siglas de “centro” e de direita pelo controle de prefeituras estratégicas nos 26 estados.
Destaques no primeiro turno, PL, União Brasil, MDB e PSD agora tentam ampliar a participação conquistada nos grandes municípios − o chamado G-103, grupo das cidades com mais de 200 mil eleitores.
As urnas já estão abertas em 51 cidades neste domingo (27) e a votação irá até às 17h (horário de Brasília)
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral vota em Belo Horizonte (MG)
Carmém Lúcia compareceu logo na abertura da seção eleitoral onde vota, na capital mineira.
Federações decepcionam nas eleições de 2024
Federações partidárias tiveram sua estreia em eleições municipais no pleito de 2024, mas o desempenho das siglas envolvidas nesses agrupamentos tem deixado a desejar. Com apenas 51 prefeituras em disputa no segundo turno, já há clareza de que as legendas que integram as 3 federações em atuação no País não conseguiram recuperar o número de eleitos em 2016 ou 2012.
Um levantamento feito pelo InfoMoney com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que apenas o Partido dos Trabalhadores (PT) terminará o pleito de 2024 com mais prefeitos eleitos do que em 2020, saindo de 182 para algo entre 248 ou 261, dependendo dos resultados neste domingo (27).
Começou a votação nas 51 cidades em que ocorre segundo turno das eleições
Prefeito de Taboão da Serra baleado no ombro recebe alta de hospital
O prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, José Aprígio (Podemos), recebeu alta do hospital neste sábado (26) Aprígio sofreu um atentado no dia 18 de outubro e foi baleado no ombro. Ele ficou sob cuidados médicos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde então. Aprígio foi atingido na BR-116, enquanto ia para um almoço na avenida Marechal Castelo Branco depois de realizar compromissos de campanha.
“Centrão” vai governar para mais de 60% dos brasileiros
Só com os resultados do primeiro turno, PSD, PL, MDB, União Brasil, Progressistas e Republicanos acumularam juntos 3.987 prefeituras (de um total de 5.518 municípios que já escolheram seus representantes três semanas atrás).
As legendas também somaram com isso um contingente de 121.283.546 brasileiros governados — grupo que corresponde a 57% da população do País, considerando dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Dependendo dos resultados do segundo turno, este número terminará o pleito entre 133.731.530, ou 63% da população (considerando as 17 localidades em que dois partidos do “centrão” disputam o comando do Poder Executivo em nível local), e 153.513.803 (caso vençam todas as disputas com outras legendas), ou 72% da população.
Como consultar o número do meu candidato?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza três sites para consultar as candidaturas.
O que devo levar para votar e o que é proibido na seção eleitoral?
É obrigatório ter documento oficial com foto; uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com símbolos ou números de candidatos é permitido.
Quem não votou no 1º turno pode ir às urnas agora?
Eleitores que não votaram no primeiro turno não apenas podem, mas devem participar do segundo turno do pleito nos municípios em que houver disputa. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente para efeito de comparecimento da eleitora ou do eleitor à urna eletrônica. Ou seja, quem não comparecer, deve justificar a ausência novamente.
Voto obrigatório
O voto é obrigatório no Brasil para quem tem 18 anos ou mais e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e as pessoas de 16 e 17 anos. E assim como no primeiro turno, não há possibilidade de voto em trânsito. Ou seja, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral, não poderá participar do pleito de sua cidade neste segundo turno (se houver).
Votação unificada
Assim como ocorreu no primeiro turno, três semanas atrás, o horário de votação será unificado em todo o Brasil. Com isso, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília (ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal). Veja aqui as localidades com fuso diferente do restante do país.
11 das 26 capitais já escolheram seus prefeitos
Eleitores de 15 capitais deverão voltar às urnas neste domingo para escolher seus candidatos. A forte tendência ao continuísmo observada no primeiro turno das eleições municipais pode se repetir em diversas cidades hoje. Dos 6 prefeitos que tentam a reeleição nas capitais, ao menos 4 aparecem como favoritos nas pesquisas: Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo (SP); Fuad Noman (PSD), em Belo Horizonte (MG); Cícero Lucena (PP), em João Pessoa (PB); e Sebastião Melo (MDB), em Porto Alegre (RS).
Cargos em disputa neste segundo turno
33.998.311 eleitores deverão retornar às urnas neste domingo (27) para votar em segundo turno para a chapa de prefeito e vice-prefeito em 51 das 103 cidades que poderiam ter nova rodada de votação. Em 5.518 municípios, o pleito já foi definido em primeiro turno.
Cobertura ao vivo do InfoMoney
Bom dia! Começa agora a cobertura especial do InfoMoney para o segundo turno das Eleições 2024. Acompanhe, ao vivo, os destaques da votação na disputa pelas prefeituras pelo Brasil.
You must be logged in to post a comment.