Reforma ministerial: Nísia é a 8ª troca de Lula; relembre outras mudanças

Troca atende a pressões por um perfil mais político na pasta e marca a oitava mudança ministerial do governo Lula

Marina Verenicz

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), a demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Para o seu lugar, será nomeado Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e ex-titular da Saúde durante o governo Dilma Rousseff.

A mudança ocorre em meio a pressões internas para que a pasta tenha um perfil mais político e seja mais eficaz na entrega de projetos prioritários para o governo. Com a troca, Lula completa sua oitava reformulação ministerial desde o início do mandato.

A saída de Nísia também marca a terceira substituição de uma mulher por um homem no primeiro escalão, contrariando o compromisso de campanha do presidente de ampliar a participação feminina na Esplanada.

A expectativa é que José Guimarães (PT-CE), atual líder do governo na Câmara, assuma o comando da articulação política no lugar de Padilha. Considerado um nome de bom trânsito no Congresso, ele deve reforçar as negociações para a aprovação de pautas estratégicas antes das eleições de 2026.

Além dessa mudança, uma reforma ministerial mais ampla é aguardada para depois do Carnaval.

Outras trocas no primeiro escalão

A substituição de Nísia Trindade é mais um capítulo da série de mudanças promovidas por Lula no governo. Confira as alterações já realizadas:

Continua depois da publicidade