Publicidade
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere (PSD), foram diplomados, nesta quarta-feira (18), juntamente com os 51 vereadores eleitos ou reeleitos para a próxima legislatura.
A cerimônia, no Palácio Pedro Ernesto, foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Henrique Carlos de Andrade Figueira, que ressaltou que o momento é de felicidade para os eleitos, mas também de muita responsabilidade.
“Os senhores têm que cuidar da nossa população, da nossa gente. É difícil esse trabalho, mas o prazer pelo exercício da função, com certeza, os levará a bons caminhos e boas práticas, sempre buscando a harmonia entre os poderes”, afirmou o presidente do TRE-RJ.
A diplomação é feita depois que se encerram todos os prazos de processamento das eleições e de questionamento dos resultados. Ela atesta que o candidato está apto a assumir a função.
O próximo passo é a cerimônia de posse, marcada para 1º de janeiro de 2025, quando começam os mandatos que se encerram em dezembro de 2028.
Quarto mandato
Os diplomados não fizeram discursos, mas, em suas redes sociais, Eduardo Paes comemorou a oficialização do resultado das urnas, que concedeu o seu quarto mandato à frente do Executivo do Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
“A sensação é a mesma que tive lá em 2008: a mesma emoção, a mesma alegria, o mesmo frio na barriga e a mesma vontade de levantar cedo todos os dias para lutar por um Rio melhor. Muito obrigado ao povo carioca pela oportunidade de ser prefeito da mais incrível de todas as cidades!”, afirmou Paes.
Ele foi reeleito em primeiro turno com mais de 1 milhão e 80 mil votos, o que corresponde a 60,47% dos votos válidos.
Apontado até mesmo por adversários como um dos políticos mais habilidosos do país, Eduardo Paes assegurou, já no primeiro turno, seu quarto mandato à frente da capital fluminense – o segundo consecutivo. Ele já havia governado o Rio por dois períodos, entre 2009 e 2017, invariavelmente com uma avaliação muito positiva sobre sua gestão.
Continua depois da publicidade
Após mais uma eleição vitoriosa no Rio, o caminho natural de Paes parece ser uma nova investida pelo governo do estado, em 2026 – disputou o cargo duas vezes, em 2006 e 2018, mas foi derrotado em ambas. O vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere, foi escolhido pessoalmente por Paes e é fiel escudeiro do prefeito, que o considera apto a assumir o governo municipal caso o titular deixe o posto daqui a dois anos.
A Câmara Municipal terá 21 novos vereadores. Do total de 51 eleitos ou reeleitos, 12 são mulheres e 16 são pretos ou pardos.
(Com Agência Brasil)