Publicidade
A rede social X (antigo Twitter) começou a ficar indisponível para usuários brasileiros no país, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a sua suspensão na sexta-feira (30).
O dono da rede social é o bilionário Elon Musk, que vem travando uma “batalha virtual” contra Moraes e o Judiciário brasileiro, por meio de sua plataforma. Ontem, após a decisão do STF, Musk afirmou que “estão fechando a fonte número 1 da verdade no Brasil”.
Moraes notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre sua decisão e deu à agência um prazo de até 24 horas para a suspensão do X no país. O ministro também impôs multa de R$ 50 mil por dia a qualquer pessoa ou empresa que utilize qualquer “subterfúgio” (como VPNs) para acessar a rede social.
Em sua decisão, ele também determinou que Google, Apple, operadoras e outras companhias criassem mecanismos para inviabilizar o acesso ao X, além de ordenar que as duas big techs removessem aplicativos de VPN das suas lojas, mas depois recuou dessas determinações.