No próximo domingo (27), cerca de 34 milhões de brasileiros aptos a votar, com idade entre 18 e 69 anos, deverão comparecer aos seus colégios eleitorais para escolher a chapa de prefeito e vice-prefeito em suas cidades.
Assim como ocorreu na votação de 3 semanas antes, o segundo turno das eleições municipais de 2024 terá votação unificada no País. Conforme determinação da Justiça Eleitoral, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes deverão se adequar ao horário da capital federal.
Saiba mais:
• Qual é a diferença entre voto branco e nulo?
• O que devo levar para votar e o que é proibido/permitido na seção eleitoral?
• O que acontece se eu não votar?
Assim, caso você more numa cidade de algum desses estados: em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, ela acontece das 6h às 15h do horário local, por exemplo.
Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.
Como todas as seções eleitorais vão fechar ao mesmo tempo, a expectativa é de que a totalização dos votos e sua divulgação aconteçam mais rapidamente do que em anos anteriores, e com maior sincronia entre os municípios.
(com Agência Brasil)