Publicidade
O prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, continua com enorme vantagem na corrida eleitoral e venceria o pleito já no primeiro turno, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pela Quaest.
Segundo o levantamento, o emedebista subiu 4 pontos percentuais e agora aparece com 64% das intenções de voto (eram 60% na pesquisa anterior, divulgada no fim de agosto).
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também subiu, mas não o suficiente para impedir a eventual vitória de Paes no primeiro turno.
Leia também: Pesquisas eleitorais são confiáveis? Entenda as diferentes metodologias aplicadas pelos institutos
Ramagem saltou de 9% para 13% da preferência do eleitorado, se isolando em segundo lugar e se descolando do também deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), que marca 4%.
Veja os números:
Continua depois da publicidade
Eduardo Paes (PSD): 64%
Alexandre Ramagem (PL): 13%
Tarcísio Motta (PSOL): 4%
Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
Marcelo Queiroz (PP): 1%
Cyro Garcia (PSTU): 1%
Juliete Panjota (UP): 1%
Carol Sponza (Novo): 1%
Henrique Simonard (PCO): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabem: 6%
Leia também: Confira as principais datas, da campanha à posse dos prefeitos
Aprovação do governo
Ainda de acordo com a pesquisa da Quaest, o governo do prefeito Eduardo Paes é avaliado como bom ou ótimo por 61% dos eleitores do Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Outros 27% avaliam a gestão municipal como regular, e apenas 9% dos entrevistados classificaram o atual governo como ruim ou péssimo.
Segundo a Quaest, 3% dos eleitores entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Na comparação com o levantamento anterior, a avaliação positiva do governo Paes subiu 10 pontos percentuais, de 51% para 61%. A negativa recuou de 13% para 9%, e a regular, de 34% para 27%.
Continua depois da publicidade
A pesquisa
A pesquisa da Quaest entrevistou 1.140 eleitores de 16 anos ou mais, de forma presencial, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-05862/2024.