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O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, subiu 5 pontos percentuais e está numericamente à frente dos adversários na corrida eleitoral na maior cidade do Brasil. É o quem mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pela Quaest.
De acordo com o levantamento, o emedebista saltou de 19% para 24%, acima da margem de erro. Foi a primeira pesquisa feita pelo instituto desde o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, há 11 dias.
O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece em seguida, com 23% das intenções de voto – subiu 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
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O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) marca 21%, segundo a Quaest, o que representa uma oscilação negativa de 1 ponto percentual. Os três candidatos estão tecnicamente empatados.
Distantes do pelotão principal da pesquisa, aparecem o jornalista José Luiz Datena (PSDB), com 8% das intenções de voto (tinha 12%), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), também com 8% (tinha os mesmos 8%).
Veja os números:
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Ricardo Nunes (MDB): 24%
Pablo Marçal (PRTB): 23%
Guilherme Boulos (PSOL): 21%
Datena (PSDB): 8%
Tabata Amaral (PSB): 8%
Marina Helena (Novo): 2%
Bebeto Haddad (DC): 1%
João Pimenta (PCO): 0%
Ricardo Senese (UP): 0%
Altino Prazeres (PSTU): 0%
Indecisos: 5%
Branco/nulo/não vai votar: 8%
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O impacto da TV
Reunindo a maior quantidade de partidos em apoio à sua candidatura (12), Nunes conta com 6 minutos e 30 segundos em cada bloco de 10 minutos do horário eleitoral.
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Além disso, o prefeito e candidato ao segundo mandato tem mais 27 minutos e 20 segundos, distribuídos em uma série de inserções durante a programação das emissoras de TV e rádio.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem o segundo maior tempo de propaganda, com 2 minutos e 22 segundos em cada bloco do horário eleitoral, além de inserções que somam 10 minutos.
O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), por sua vez, não tem direito a participar do horário eleitoral. Seu partido não tem nenhum representante no Congresso Nacional, exigência para que as candidaturas tenham acesso ao tempo de TV.
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A propaganda eleitoral na TV e no rádio começou no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Na TV, são 2 blocos de 10 minutos (às 13h e às 20h30) e 42 inserções de 30 segundos cada. No rádio, com o mesmo número de inserções, os 2 programas de 10 minutos são transmitidos às 7h e às 12h.
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Segundo turno
A Quaest fez algumas simulações de segundo turno para a disputa pela prefeitura da maior cidade do Brasil.
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De acordo com o instituto, o prefeito Ricardo Nunes derrotaria tanto Guilherme Boulos quanto Pablo Marçal em uma eventual rodada final.
Contra o deputado do PSOL, o prefeito venceria por 48% a 33%, com 13% de nulos e brancos e 6% de indecisos.
No enfrentamento com Marçal, Nunes levaria a melhor por 50% a 30%, com 15% de nulos e brancos e 5% que não souberam responder.
Já em um confronto entre Marçal e Boulos, aponta a Quaest, haveria empate técnico: 40% para o candidato do PSOL e 39% para o do PRTB, com 16% de nulos ou brancos e 5% de indecisos.
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Rejeição
Segundo a pesquisa da Quaest, o tucano José Luiz Datena é o candidato mais rejeitado pelo eleitorado paulistano: 60% dos entrevistados dizem que não votariam no apresentador em nenhuma hipótese.
Na sequência, aparecem Guilherme Boulos (48%), Pablo Marçal (41%), Ricardo Nunes (34%) e Tabata Amaral (33%).
A pesquisa
A Quaest entrevistou 1.200 eleitores da cidade de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-09089/2024.