Publicidade
Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia para Jair Bolsonaro (PL) em um cenário de segundo turno das eleições de 2026 em seis dos oito estados analisados. Já Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceria o atual presidente em cinco estados.
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com eleitores de 16 anos ou mais entre 19 e 23 de fevereiro, com amostras de 1.104 a 1.482 entrevistados por estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para a maioria dos estados e de dois pontos para São Paulo.
Na simulação contra Bolsonaro, a pesquisa indica que Lula só venceria na Bahia e em Pernambuco. Nos demais estados, o ex-presidente, que atualmente está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), levaria vantagem em um eventual segundo turno. Nos demais, perderia para o ex-presidente:
- São Paulo: Bolsonaro 45% x 36% Lula
- Goiás: Bolsonaro 50% x 30% Lula
- Paraná: Bolsonaro 51% x 30% Lula
- Minas Gerais: Bolsonaro 42% x 40% Lula (empate técnico)
- Rio de Janeiro: Bolsonaro 41% x 41% Lula (empate técnico)
- Rio Grande do Sul: Bolsonaro 44% x 38% Lula
Lula x Tarcísio
Diante da inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, a Quaest também testou um cenário com Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo e nome cotado para representar o bolsonarismo na disputa de 2026. O resultado foi semelhante ao do ex-presidente: Tarcísio venceria Lula em São Paulo, Goiás e Paraná.
O governador paulista aparece numericamente na liderança, mas empatado tecnicamente com o presidente dentro da margem de erro, em Minas Gerais (40% a 37%) e no Rio Grande do Sul (41% a 36%). Ele, no entanto, perderia na Bahia e em Pernambuco.

Rejeição pode dificultar reeleição
Outro dado que preocupa a equipe de Lula é sua alta rejeição, especialmente em estados do Sudeste e Sul. Em São Paulo, 66% dos eleitores afirmam que não votariam no petista de jeito nenhum. Números elevados também aparecem em Minas Gerais (62%), Paraná (68%) e Rio de Janeiro (58%).
Continua depois da publicidade
Já na Bahia e em Pernambuco, Lula ainda mantém certo respaldo popular: 59% e 58% dos eleitores afirmam que conhecem e votariam nele.

Desaprovação em alta
O resultado vem na esteira de um novo dado que atesta o crescimento da percepção negativa sobre o terceiro mandato do presidente, enquanto as avaliações positivas caíram em todas as regiões pesquisadas. O mesmo levantamento mostrou que a desaprovação ao governo Lula ultrapassou os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e superou numericamente a aprovação na Bahia e em Pernambuco.