Publicidade
Na primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o “apagão” de energia que vem castigando a cidade de São Paulo (SP) desde a última sexta-feira (11), a Quaest mostra o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) com 45% da preferência do eleitorado, ante 33% do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Veja os números:
Ricardo Nunes (MDB): 45%
Guilherme Boulos (PSOL): 33%
Em branco/nulo/não vai votar: 19%
Indecisos: 3%
Migração de eleitores de Marçal e Tabata
De acordo com a pesquisa, 74% dos eleitores que votaram no empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno agora declaram voto em Nunes, ante 13% que optam por Boulos.
Já entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB) no primeiro turno, 54% afirmam que votarão em Boulos, enquanto 23% escolhem Nunes.
Pesquisa espontânea
A Quaest também mediu a intenção de voto nos candidatos de forma espontânea – sem que os nomes deles sejam apresentados aos eleitores.
Continua depois da publicidade
Nesse cenário, Ricardo Nunes aparece à frente, com 38% das intenções de voto, ante 28% de Guilherme Boulos. São 26% os indecisos, enquanto 8% dizem que votarão em branco, nulo ou não vão votar.
Decisão de voto
De acordo com o levantamento da Quest, 80% dos eleitores paulistanos dizem que sua escolha de voto é definitiva, enquanto 20% afirmam que ainda podem mudar de lado.
Conhecimento
Segundo a Quaest, 53% dos entrevistados afirmam ter uma imagem positiva de Ricardo Nunes, ante 35% que têm uma imagem negativa.
Continua depois da publicidade
São 7% os que não conhecem o atual prefeito, e 5% não souberam ou não quiseram responder.
No caso de Guilherme Boulos, 40% dizem que têm uma imagem positiva do candidato do PSOL, e 42%, negativa. Outros 12% dizem que não conhecem Boulos, e 6% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa
A Quaest entrevistou presencialmente 1.200 eleitores de 16 anos ou mais, na cidade de São Paulo, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-05735/2024.