PT ignora filho de José Dirceu e decide apoiar ex-prefeito do PSB em Curitiba

Executiva do partido abdica de candidatura própria na capital paranaense e anuncia apoio ao ex-prefeito Luciano Ducci (PSB); Zeca Dirceu (PT-PR) promete recorrer

Fábio Matos

Zeca Dirceu, deputado federal pelo PT do Paraná (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Zeca Dirceu, deputado federal pelo PT do Paraná (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Publicidade

A Executiva Nacional do PT anunciou, nesta segunda-feira (27), que o partido vai apoiar a candidatura do ex-deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) para a prefeitura de Curitiba (PR) nas eleições de outubro deste ano.

A decisão foi aprovada com placar apertado: 15 votos favoráveis ao apoio a Ducci e 7 contrários.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

A escolha do PT em Curitiba desagradou ao líder da legenda na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-presidente nacional do partido e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP). Zeca pleiteava a candidatura da sigla na capital paranaense.

Mesmo com a decisão desfavorável, Zeca Dirceu prometeu manter sua pré-candidatura.

“Sigo pré-candidato e, com orgulho, serei o candidato de Lula. Vou recorrer ao Diretório Nacional, a única instância partidária que pode dar palavra final nestas situações”, afirmou o deputado, em publicação em sua oficial no X (antigo Twitter).

Continua depois da publicidade

Além de Zeca Dirceu, a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) também se apresentou como pré-candidata à prefeitura de Curitiba. No domingo (26), em uma carta pública, a parlamentar reiterou a intenção de concorrer pelo partido.

“Ele [Ducci] já foi prefeito de Curitiba e fez um mandato ruim para os eleitores do PT. Precisamos ter uma candidatura representativa para fazer frente à extrema-direita e não podemos fazer isso com alguém que já esteve ao lado deles”, afirmou Dartora, em entrevista ao jornal O Globo.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Luciano Ducci está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados (ele foi eleito em 2014, 2018 e 2022). Ducci foi prefeito de Curitiba entre 2010 e 2012, depois de o titular da chapa, Beto Richa, deixar o cargo. A dupla foi eleita em 2004 e reeleita em 2008.

Zeca Dirceu, por sua vez, está em seu quarto mandato como deputado federal (desde 2011). Antes de chegar ao Legislativo federal, ele foi prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR), entre 2005 e 2010.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”