Publicidade
A federação formada por PSDB e Cidadania anunciou, nesta terça-feira (5), o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados.
Até então, os dois partidos faziam parte do arco de apoio à candidatura do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), mas decidiram romper e embarcar na aliança em prol de Motta.
Candidato apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Motta participou de uma série de reuniões, nesta terça, com lideranças do PSDB e do Cidadania, além de outros partidos.
Continua depois da publicidade
O parlamentar deve se reunir, nas próximas horas, com a bancada do União Brasil. Até o momento, Elmar Nascimento não anunciou oficialmente a desistência da corrida pela presidência da Câmara, mas sua saída da disputa é dada como certa.
Além de Motta e Elmar, o deputado Antonio Brito (PSD-BA) também se coloca como candidato à sucessão de Lira.
“Nós respeitamos os demais nomes, mas usamos o diálogo para ter uma candidatura de consenso. Vamos trabalhar nessa candidatura única. Vamos, ao longo da semana, procurar o PSD e os demais partidos”, afirmou Motta.
Continua depois da publicidade
“Sempre defendemos que temos de ter na Casa um ambiente salutar. A Câmara não pode ser palco de episódios tristes e de discussões que não importam à sociedade. Queremos um debate produtivo e não ódio ou rancor. Vamos discutir o equilíbrio fiscal, a saúde, a educação. Queremos uma gestão cujo diálogo com os demais Poderes seja uma marca, e não o tensionamento que temos hoje”, completou o deputado.
“Boa política”
O ato de apoio da federação PSDB/Cidadania a Hugo Motta contou com a presença do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), um dos principais líderes do tucanato e ex-presidente da Câmara.
“Acreditamos que a boa política pode ressuscitar no Brasil. Podemos por tempos muitos difíceis. Essa sua construção, que o levará à presidência da Câmara, representa a boa política”, elogiou Aécio, dirigindo-se a Motta.
Continua depois da publicidade
“Eu vejo o resgate da boa política. Você vai ser algodão entre cristais, a construção de pontes. Não somos apenas um apoio pontual. Você tem o apoio do PSDB para que a Câmara se reconecte com a sociedade brasileira”, completou Aécio.
Favorito
Até o momento, Hugo Motta já conta com o apoio de uma bancada formada por 341 deputados, o que, em tese, deve lhe garantir uma vitória tranquila na eleição para a presidência da Câmara, marcada para fevereiro de 2025.
Para assegurar a vitória na eleição, o candidato precisa do apoio da maioria absoluta de deputados (257).
Continua depois da publicidade
Além de PSDB/Cidadania, o parlamentar já recebeu o apoio de outros oito partidos: PL, PT, PP, Republicanos, MDB, Podemos, PCdoB e PV.
Desde 2011 na Câmara dos Deputados, Hugo Motta pode se tornar o mais jovem presidente da Casa – ele completou 35 anos no dia 11 de setembro. Caso vença a eleição, marcada para fevereiro de 2015, Motta superaria o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.
Motta sempre circulou bem entre diversas correntes políticas em Brasília e é considerado próximo de todos os últimos presidentes da Câmara: Eduardo Cunha (2015-2016), Rodrigo Maia (2016-2021) e o próprio Lira (desde 2021).
Continua depois da publicidade
O deputado paraibano também tem boa relação com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP e uma das principais lideranças do “centrão” no Congresso Nacional.
Nas eleições de 2022, quando obteve o quarto mandato consecutivo na Câmara, Hugo Motta foi o deputado federal mais votado da Paraíba. O parlamentar está em seu terceiro ano consecutivo como líder do Republicanos na Casa.