PSD retira candidatura de Brito e declara apoio a Hugo Motta para comando da Câmara

Até o momento, Hugo Motta já recebeu o apoio de 16 partidos: Republicanos, PP, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Podemos e, agora, PSD

Fábio Matos

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) pode suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara (Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) pode suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara (Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)

Publicidade

A bancada do Partido Social Democrático (PSD), legenda comandada por Gilberto Kassab e uma das maiores vencedoras das eleições municipais deste ano, decidiu mudar de rumo e apoiar a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara. 

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (13), com a retirada da candidatura do deputado Antonio Brito (PSD-BA) da disputa pelo comando da Casa. 

Motta é o grande favorito na eleição da Mesa Diretora da Câmara, que acontece em fevereiro de 2025. Ele é o candidato apoiado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL)

“A bancada decidiu, com proposta minha de retirar a candidatura a presidente da Câmara, para que nós possamos dar sequência ao processo que já ocorre com as demais lideranças da Casa e apoiar a candidatura de Hugo Motta à presidência. Essa é a decisão da bancada do PSD, foi uma posição majoritária da bancada”, afirmou o próprio Brito, em entrevista coletiva. 

As declarações do até então candidato à sucessão de Lira na Câmara foram dadas ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O partido tem uma bancada de 44 deputados. 

Até o momento, Hugo Motta já recebeu o apoio de 16 partidos: Republicanos, PP, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Podemos e, agora, PSD. 

Continua depois da publicidade

Somadas, as legendas contam com 429 parlamentares, o que indica uma vitória tranquila de Motta na eleição. Para ser eleito presidente da Câmara, o deputado precisará de 257 votos.

Quem é Hugo Motta

Desde 2011 na Câmara dos Deputados, Hugo Motta pode se tornar o mais jovem presidente da Casa – ele completou 35 anos no dia 11 de setembro. Caso vença a eleição, marcada para fevereiro de 2015, Motta superaria o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.

Motta sempre circulou bem entre diversas correntes políticas em Brasília e é considerado próximo de todos os últimos presidentes da Câmara: Eduardo Cunha (2015-2016), Rodrigo Maia (2016-2021) e o próprio Lira (desde 2021).

Continua depois da publicidade

O deputado paraibano também tem boa relação com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP e uma das principais lideranças do “centrão” no Congresso Nacional.

Nas eleições de 2022, quando obteve o quarto mandato consecutivo na Câmara, Hugo Motta foi o deputado federal mais votado da Paraíba. O parlamentar está em seu terceiro ano consecutivo como líder do Republicanos na Casa.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”