Publicidade
O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, o deputado estadual Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, publicou na noite de quinta-feira (3) em seu Instagram uma foto em que aparece sentado ao lado de dezenas de garrafas de vidro supostamente destinadas à produção de coquetéis molotov.
O registro teria sido feito na Ucrânia, segundo o parlamentar, para onde ele foi com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre). “Nunca imaginei que um dia nessa vida ainda faria coquetéis molotov para o Exército ucraniano”, diz a legenda da foto.
Ambos são críticos ao governo Bolsonaro e à postura neutra em relação à invasão russa na Ucrânia. Eles apoiam o programa de governo do pré-candidato Sergio Moro, também do Podemos, à Presidência da República nas eleições de outubro.
Continua depois da publicidade
O MBL afirmou que arrecadou mais de R$ 180 mil em uma live na segunda-feira (1) — o recurso, segundo os líderes do movimento, deve ser usado para ajudar voluntários na Ucrânia.
Na semana passada o governo ucraniano pediu para que a população preparasse coquetéis molotov (explosivos caseiros) para conter a invasão russa.