Publicidade
Um dos pilotos do avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou situação de urgência à torre de controle do aeroporto da Cidade do México logo após a decolagem nesta terça-feira (1). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O jornal teve acesso ao áudio da conversa da cabine com a torre de controle. Na gravação, registrada às 17h20 de Brasília, o piloto identifica a aeronave, pede para fazer uma curva e diz: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”.
No vocabulário padronizado da aviação, a expressão “pan-pan”, vinda do francês “panne”, indica urgência, em uma situação menos grave do que o perigo, para o qual é usada a expressão “mayday”.
Continua depois da publicidade
A expressão “pan-pan” costuma ser usada em casos nos quais passageiros precisam de atendimento médico ou quando há alguma falha de equipamentos que não seja crítica para o avião.
A Força Aérea Brasileira afirmou que houve um problema técnico na aeronave. Segundo a Folha, a hipótese é que houve uma falha em um dos motores após o choque com um pássaro.
O avião precisou ficar cerca de quatro horas voando em círculos sobre a Cidade do México antes de aterrissar, para gastar combustível. No momento do pouso, a cabine do avião pediu a presença de bombeiros na pista para uma eventual emergência.
Continua depois da publicidade
O avião pousou às 22h16, hora de Brasília. O presidente Lula embarcou na aeronave reserva da Presidência logo em seguida, chegando ao Brasil nesta quarta-feira (2).