Perfil da Câmara dos Deputados no X é invadido e post chama ministro de “ditador”

Publicação acusa Lula e Moraes de planejarem um golpe de Estado

Equipe InfoMoney

O plenário da Câmara dos Deputados (Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
O plenário da Câmara dos Deputados (Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)

Publicidade

O perfil da Câmara dos Deputados no microblog X, antigo Twitter, foi invadido na manhã deste sábado (10) e trouxe às 11h09 uma publicação que chama o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “ditador”. A postagem foi apagada logo em seguida.

A publicação, proveniente de um ataque hacker, acusa ainda o ministro e o presidente Lula de planejarem um “golpe de Estado”. A última frase aponta que o autor da mensagem será “caçado”.

“O ditador Alexandre de Moraes destrói a democracia. Estão planejando um golpe de Estado orquestrado pelo Alexandre e pelo @Lula. Serei caçado, mas estarei lutando contra”.

Continua depois da publicidade

Veja:

Não há identificação de autoria da postagem, que ainda pede que perfis do Pastor Malafaia, do ativista Monark, do ex-presidente Jair Bolsonaro e do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro repostem a mensagem.

Ataque hacker

Na própria conta da Câmara, o administrador confirma o ocorrido:

Continua depois da publicidade

“A conta oficial da Câmara dos Deputados no X foi hackeada na manhã deste sábado (10), e postada uma mensagem injuriosa. Menos de 15 minutos depois, o texto foi apagado e imediatamente trocada a senha de acesso para que novos ataques cibernéticos não sejam realizados”, diz o publicado às 13h15.

A reportagem procurou a assessoria da Câmara dos Deputados para entender melhor o que aconteceu. A nota, além do texto do post, explica que “as autoridades policiais e medidas de segurança foram acionadas”.

“A Câmara dos Deputados também fará uma investigação interna. Estamos empenhados na melhoria contínua dos nossos processos de segurança para evitar que novos episódios como esse voltem a ocorrer”, diz o comunicado.

Continua depois da publicidade

Às 13h30 o perfil estava aparentemente normalizado.

*Com Agência Brasil.