P20: Lira defende reforma em instituições como Banco Mundial, ONU, FMI e OMC

"A reforma da ONU, em particular de seu Conselho de Segurança, mostra-se crucial para a sustentação da paz e segurança internacionais e para a promoção do desenvolvimento sustentável", disse o presidente da Câmara

Equipe InfoMoney

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta sexta-feira (8), que, para fazer frente aos desafios discutidos pelas nações em nível global, é fundamental reformar instituições de governança. 

“Nesse propósito, a reforma da ONU [Organização das Nações Unidas], em particular de seu Conselho de Segurança, mostra-se crucial para a sustentação da paz e segurança internacionais e para a promoção do desenvolvimento sustentável justo e inclusivo”, disse Lira. 

Assista, ao vivo, ao último dia da 10ª Cúpula do P20, em Brasília (DF):

O presidente da Câmara abriu a 3ª sessão de trabalho da 10ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20 (P20).

“Do mesmo modo, as instituições do sistema financeiro internacional, como Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, devem aprimorar seu processo decisório e se engajar no enfrentamento das desigualdade e na transição rumo à sustentabilidade, direcionando seus mecanismos de financiamento para promover avanços sociais e econômicos, com compromisso ambiental e atenção ao desequilíbrios e contextos nacionais”, completou o deputado. 

Lira defendeu, ainda, a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), o fortalecimento do sistema multilateral do comércio, mais participação das mulheres no comércio internacional e a abordagem do desenvolvimento sustentável em acordos regionais de comércio. Segundo ele, o papel dos Parlamentos é crucial nesses movimentos.

Continua depois da publicidade

Leia, na íntegra, o discurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL):

“Senhoras e senhores chefes de delegação, colegas parlamentares:

O sistema internacional enfrenta uma crise multifacetada nos âmbitos geopolítico, econômico e ambiental.

Para fazer frente a desafios sistêmicos de forma eficaz e produtiva, é fundamental reformar as instituições e mecanismos de governança global, aumentando sua representatividade, legitimidade e funcionalidade.

Continua depois da publicidade

Nesse propósito, a reforma da ONU, e em particular a do seu Conselho de Segurança, mostra-se crucial para a sustentação da paz e segurança internacionais e para a promoção do desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo.

Do mesmo modo, as instituições do sistema financeiro internacional, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, devem aprimorar seu processo decisório e se engajar no enfrentamento às desigualdades e na transição rumo à sustentabilidade, direcionando os mecanismos de financiamento para promover avanços sociais e econômicos com compromisso ambiental e atenção aos desequilíbrios e contextos nacionais.

A relação do comércio e desenvolvimento sustentável, da reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), do fortalecimento do sistema multilateral do comércio, do desenvolvimento sustentável em acordos de investimento, da participação das mulheres no comércio internacional e da abordagem do desenvolvimento sustentável em acordos regionais de comércio, são alguns dos assuntos que estão sendo debatidos para aperfeiçoar a governança do comércio internacional, a fim de que seja mais aberto, justo e sustentável.

Continua depois da publicidade

Por tudo isso, precisamos discutir o papel crucial dos Parlamentos nesse movimento, seja na participação em organizações internacionais, seja no debate e aprovação de acordos internacionais e na harmonização de políticas públicas em âmbito nacional.

(Com Agência Câmara)