Operação Dilúvio: PF investiga desvio de dinheiro de auxílio para população do RS

A operação, batizada de “Dilúvio”, é conduzida pela Polícia Federal de São Paulo. A corporação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de Praia Grande (SP), no litoral sul do estado

Fábio Matos

Dinheiro apreendido em operação da Polícia Federal (Foto: Divulgação/PF)
Dinheiro apreendido em operação da Polícia Federal (Foto: Divulgação/PF)

Publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (18), uma operação que apura o desvio de dinheiro de programas do governo federal direcionados ao apoio financeiro às vítimas das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano.

A operação, batizada de “Dilúvio”, é conduzida pela PF de São Paulo. A corporação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de Praia Grande (SP), no litoral sul do estado.

De acordo com a investigação, os criminosos teriam cometido fraudes bancárias para ficar com o dinheiro pago pelo auxílio do governo entre os meses de julho e agosto deste ano.

Essas fraudes teriam ocorrido por meio do aplicativo Caixa Tem, instituído pela Caixa Econômica Federal para o pagamento de benefícios e serviços sociais. O crime investigado é furto com emprego de dispositivo eletrônico.

Um dos alvos da PF é um funcionário da Caixa, que já foi afastado do cargo por determinação da Justiça Federal de São Paulo.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”