Oito estados e Distrito Federal têm alerta vermelho para baixa umidade

Nesta quinta-feira (5), umidade relativa do ar pode chegar a 12% no Distrito Federal, em quase todo o estado de Goiás e partes dos estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais

Agência Brasil

Seca e baixa umidade afeta o Distrito Federal e diversas regiões do país (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Seca e baixa umidade afeta o Distrito Federal e diversas regiões do país (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de “grande perigo” para baixa umidade em oito estados e no Distrito Federal. O aviso é válido para o período das 13h às 17h desta quinta-feira (5).

Alertas sobre grande perigo para a baixa umidade na região central do país estão sendo emitidos desde o último domingo (1º). No entanto, a área afetada pelo fenômeno meteorológico ampliou-se nos últimos dias indo em direção ao norte.

De acordo com o Inmet, nesta quinta, a umidade relativa do ar pode chegar a 12% em todo o Distrito Federal, quase todo o estado de Goiás (exceto o sul) e partes dos estados da Bahia (oeste do estado), Piauí (sul), Maranhão (sul), Tocantins (metade sul do estado, incluindo a capital), Mato Grosso (leste), São Paulo (área de divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste do estado, incluindo a capital).

Continua depois da publicidade

Risco de incêndios

A lista dos municípios afetados pode ser conferida no site do Inmet. O instituto alerta para o risco de incêndios florestais e impactos na saúde humana, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Entre as orientações do Inmet estão beber bastante líquido, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente, além de evitar atividades físicas, exposição ao sol e bebidas diuréticas (café e álcool). É importante também acompanhar orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O Inmet também divulgou um aviso sobre uma onda de calor que atinge desde o sul da Amazônia até a região Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, em vigor para todo o dia de hoje.