Novos temporais estão previstos para o Rio Grande do Sul, e chuva pode chegar a 150mm

O alerta meteorológico mais intenso, de “perigo”, vale para a metade norte do estado, englobando cidades como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo

Fábio Matos

Fortes chuvas vêm castigando o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)
Fortes chuvas vêm castigando o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)

Publicidade

O estado do Rio Grande do Sul continua em estado de alerta para este fim de semana. Depois de passar alguns dias registrando chuvas mais localizadas em algumas regiões, estão previstos novos temporais já a partir desta sexta-feira (10), de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo as previsões mais recentes, as chuvas devem alcançar um volume significativo e ficar concentradas no centro-leste e no nordeste do estado. A tendência é a de que os acumulados superem 150 milímetros até segunda-feira (13).

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

A região metropolitana de Porto Alegre, castigada pelas enchentes desde o fim do mês passado, também deve sofrer com grandes volumes de chuva no fim de semana.

Segundo dados da Climatempo, as bacias localizadas na região devem receber o maior volume de chuva nesse período, principalmente nas proximidades do Rio Caí e no Vale do Rio Taquari.

Alerta de perigo

Diante da previsão de recrudescimento das chuvas no Rio Grande do Sul, o Inmet emitiu novos alertas meteorológicos para diversas regiões do estado.

Continua depois da publicidade

O mais intenso, de “perigo”, vale para a metade norte do estado, englobando cidades como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo. Em todos esses municípios, as chuvas podem ultrapassar 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 quilômetros por hora.

As outras regiões do Rio Grande do Sul receberam o alerta de “perigo potencial”, com chuvas que podem atingir até 50 milímetros por dia e ventos de cerca de 60 quilômetros por hora.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil gaúcha, divulgado na quinta-feira (9), a tragédia climática no Rio Grande do Sul já deixou mais de uma centena de mortos. Até o momento, são 136 desaparecidos e 374 feridos no desastre.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”