Publicidade
O deputado federal Zucco (PL-RS) foi anunciado líder do bloco da oposição na Câmara, em entrevista coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18).
O parlamentar sucede o deputado Filipe Barros (PL-RS) no posto. O bloco conta, principalmente, com deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Novo. O PL tem 93 deputados, e o Novo, quatro.
Na coletiva, Zucco defendeu a concessão de anistia aos condenados por envolvimento com os atos violentos de 8 de janeiro de 2023.
O deputado destacou que o assunto motivou acordo da oposição para apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara, na eleição de fevereiro do ano que vem.
“Vamos trabalhar, em 2025, o que foi apalavrado em relação à anistia. E, inclusive, a oposição está apoiando a candidatura em cima do que foi apalavrado em relação à anistia”, disse Zucco.
O novo líder da oposição também afirmou que a força política do bloco será vitoriosa nas eleições presidenciais de 2026. “Nós aqui não seremos mais oposição. Nós seremos situação em 2027. E é importante nos respeitarem”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Quem é o novo líder da oposição
Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Zucco foi eleito deputado estadual pelo PSL em 2018. Desde então, já passou por União Brasil e Republicanos.
No ano passado, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
(Com Estadão Conteúdo)