Publicidade
O prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), continua sendo o grande favorito nas eleições de outubro deste ano. É o que mostra pesquisa divulgada pelo Datafolha, nesta quinta-feira (22), indicando que está mantida uma ampla vantagem do candidato do PSD em relação aos adversários.
Segundo o levantamento, Paes aparece com 56% das intenções de voto, tendo oscilado 3 pontos percentuais para cima em relação à pesquisa anterior (quando marcava 53%).
Leia também: Quem são os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições 2024?
Continua depois da publicidade
O panorama também se manteve com os demais candidatos. Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) aparece com 9% da preferência do eleitorado, ante 7% do também deputado federal Tarcísio Motta (PSOL).
Na sequência, aparecem o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), com 3% das intenções de voto; o deputado federal Marcelo Queiroz (PP) e Cyro Garcia (PSTU), com 2%; e Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo), ambas com 1%.
Segundo o Datafolha, 13% dos entrevistados pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 5% não souberam responder.
Continua depois da publicidade
Veja os números:
Eduardo Paes (PSD): 56%
Alexandre Ramagem (PL): 9%
Tarcísio Motta (PSOL): 7%
Rodrigo Amorim (União Brasil): 3%
Marcelo Queiroz (PP): 2%
Cyro Garcia (PSTU): 2%
Juliete Panjota (UP): 1%
Carol Sponza (Novo): 1%
Henrique Simonard (PCO): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 13%
Não sabem: 5%
Segundo turno
O Datafolha fez simulações de segundo turno entre os principais candidatos no Rio.
Continua depois da publicidade
O prefeito Eduardo Paes venceria Alexandre Ramagem por ampla margem: 68% a 18%, com 11% de votos brancos/nulos.
Contra Tarcísio Motta, o candidato do PSD venceria por 62% a 21%, com 14% de votos brancos/nulos.
A pesquisa
O levantamento do Datafolha foi feito com 1.106 eleitores da cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07042/2024.