Publicidade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) condenou os ataques de bolsonaristas golpistas em Brasília e disse que irá coibir atos semelhantes no estado.
“Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!”, escreveu o ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Twitter.
Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 8, 2023
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que também apoiou o ex-presidente na última campanha ao Planalto, foi outro político que criticou o ataque em Brasília e disse que não vai aceitar atos semelhantes no estado.
Continua depois da publicidade
“Seremos enérgicos contra toda e qualquer manifestação que não respeite os patrimônios público e privado, e o direito de ir e vir dos cidadãos do Rio de Janeiro”, escreveu Castro, também no Twitter.
Em um ambiente democrático, as cenas que vemos em Brasília são inadmissíveis. Atitudes como essas mancham a imagem do Brasil e não contribuem em nada para o nosso futuro. Manifestações pacíficas fazem parte da democracia, vandalismo não!
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) January 8, 2023
Fórum de governadores oferece forças de segurança
O Fórum Nacional de Governadores ofereceu o envio de policiais para ajudar na recuperação da segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.
A entidade fez uma reunião de emergência na tarde deste domingo (8), após extremistas invadirem as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para pedir a anulação das últimas eleições presidenciais.
Continua depois da publicidade
O encontro reuniu tanto governadores como secretários estaduais de Segurança Pública. O Fórum Nacional de Governadores também emitiu uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos na área central de Brasília.
Com Agência Brasil