Publicidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, criará uma comissão especial para discutir uma nova reforma eleitoral, tema frequente de discussões no Congresso Nacional, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.
A proposta de criar a comissão foi apresentada pelo líder do PSD, Antonio Brito (BA), que defendeu a votação de um projeto de lei que modifica o sistema eleitoral, adotando o modelo distrital misto, proposto pelo ex-senador José Serra (PSDB) em 2017.
Nesse sistema, que se aplicaria às eleições de deputados federais, estaduais e vereadores, os eleitores escolheriam metade das cadeiras pelo sistema proporcional atual. A outra metade seria preenchida pelo modelo distrital, no qual cidades e estados seriam divididos em distritos, elegendo apenas o candidato mais votado de cada região.
O mesmo grupo político que atualmente domina o Congresso já tentou, sem sucesso, modificar o sistema eleitoral em outras ocasiões.
Ainda segundo o jornal, políticos de diferentes partidos já manifestaram interesse em discutir o retorno do financiamento eleitoral por empresas e mudanças na Lei da Ficha Limpa — tema que, a depender do resultado, poderia reduzir o período de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, o colegiado ainda não tem data definida para ser implementado, e as lideranças partidárias precisam apresentar propostas sobre o tema para determinar o foco da análise da comissão.
Continua depois da publicidade