Moraes intima Pablo Marçal para prestar depoimento por publicações no X

Magistrado determinou que influenciador tem 24h para prestar esclarecimentos

Equipe InfoMoney

Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Pablo Marçal (PRTB) para prestar depoimento em função de publicação feita na rede social X, suspensa pelo magistrado no Brasil. A decisão foi tomada neste sábado (5), um dia após o influenciador publicar laudo falso relacionando o concorrente na disputa pela prefeitura em São Paulo (SP), Guilherme Boulos, ao uso de drogas. O influenciador tem 24 horas para prestar esclarecimento.

Na decisão, Moraes afirma que a Polícia Federal o informou, por meio de ofício, que “foi identificada atividade do perfil @pablomarcal, atribuído a ‘Pablo Marçal’, com verificação azul, de acordo com os protocolos da rede X/TWITTER”.

A decisão lembra que o selo de verificação na plataforma possui exigências como nome de exibição, foto de perfil, endereço de celular confirmado.

Continua depois da publicidade

Segundo o documento, a Polícia Federal “identificou intensa atividade nos últimos dias a partir do dia 2out2024 [2 de outubro de 2024]. Na madrugada e na manhã deste dia, 5out2024 [5 de outubro de 2024], foram postados diversos vídeos de uma corrida em campanha eleitoral.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), intimou Pablo Marçal (PRTB) neste sábado (5) para prestar depoimento em 24 horas por conta de publicação feita na rede social X, que foi suspensa pelo magistrado.

Moraes afirmou, na decisão, que a Polícia Federal encaminhou um ofício ao Supremo informando que “foi identificada atividade do perfil @pablomarcal, atribuído a ‘Pablo Marçal’, com verificação azul, de acordo com os protocolos da rede X/Twitter”.

Continua depois da publicidade

“As informações detalhadas pela Polícia Federal constatam o intenso uso da plataforma X/TWITTER, pelo usuário @pablomarcal, relacionado a Pablo Henrique Costa Marçal”, disse. O relatório menciona ainda uma publicação deletada, publicada às 5h50, com o título “TÁ AQUI A PROVA SOBRE O BOULES”.

O candidato tem usado o apelido “Boules” para se referir ao candidato Guilherme Boulos.

Marçal publicou em seu Instagram, na noite da sexta-feira (4), vídeo associando o adversário ao uso de drogas por meio de um laudo médico com sinais de falsificação. Mais cedo, a justiça eleitoral determinou a derrubada da conta de Marçal no Instagram, após Boulos ter pedido a prisão do influenciador.