Publicidade
A imprensa estatal chinesa divulgou imagens de uma reunião envolvendo o futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, e autoridades de Pequim, na semana passada.
As informações foram publicadas pelo jornalista Caio Junqueira, em seu blog no site da CNN Brasil. A comitiva de representantes do governo brasileiro desembarcou na China na última semana, mas não houve divulgação da agenda oficial de compromissos no país asiático.
De acordo com a mídia estatal chinesa, a reunião teria ocorrido no dia 17 de outubro, na Associação do Povo Chinês para Amizade com Países Estrangeiros. A entidade é comandada por Yang Wanming, ex-embaixador da China no Brasil.
Segundo a imprensa oficial chinesa, Wabming “agradeceu a todos os amigos brasileiros pelo apoio durante seu mandato como Embaixador da China no Brasil e disse que diante da complexa situação do mundo de hoje, a China e o Brasil, como os maiores países em desenvolvimento e importantes países de mercado emergente no Hemisférios Oriental e Ocidental, trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns é de grande importância”.
A reportagem diz, ainda que o chefe da Casa Civil do governo brasileiro “disse que o presidente Lula e todas as esferas da vida no Brasil estão cheios de expectativas de que os dois países alcancem benefícios mútuos e resultados ‘ganha-ganha’ através da cooperação prática em vários campos”.
Segundo Pequim, “a amizade entre povos é a base para a unidade, a cooperação e o progresso entre a China e o Brasil”.
Continua depois da publicidade
“O Gabinete de Assuntos Civis do Palácio Presidencial brasileiro apoiará plenamente o trabalho da Associação do Povo Chinês para a Amizade com os Países Estrangeiros e prestará assistência aos dois países para realizar intercâmbios e cooperação nas áreas de governo local, jovens e intercâmbios interpessoais”, completa a nota.
Dilma também participou
Além de Galípolo, Amorim e Rui Costa, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que comanda o Novo Banco de Desenvolvimento (o chamado “banco dos Brics”), também integrou a comitiva brasileira, assim como o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo; o diretor financeiro e de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alexandre Correa Abreu; e o superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES, Felipe Borim Villen.
Um dos motivos para o encontro foi preparar a visita do ditador chinês, Xi Jinping, ako Brasil, que está programada para o dia 20 de novembro.