Marçal, Tabata e Marina criticam Nunes, Boulos e Datena por ausência em debate

O prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o jornalista José Luiz Datena (PSDB) não participaram do encontro promovido pela revista Veja

Fábio Matos

Cadeiras vazias durante o debate promovido pela revista Veja em São Paulo (SP): Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena não compareceram (Foto: Reprodução/YouTube)
Cadeiras vazias durante o debate promovido pela revista Veja em São Paulo (SP): Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena não compareceram (Foto: Reprodução/YouTube)

Publicidade

Os três candidatos à prefeitura de São Paulo que não compareceram ao debate promovido pela revista Veja, em parceria com a ESPM, nesta segunda-feira (19), foram os principais alvos no primeiro bloco do programa. 

O prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o jornalista José Luiz Datena (PSDB) não participaram do encontro. O debate reúne o empresário Pablo Marçal (PRTB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e a economista Marina Helena (Novo)

“Vou tirar o chapéu para as mulheres que vieram ao debate. Estamos com um problema de masculinidade e virilidade nesta nação. Os homens, principalmente o que lidera a prefeitura, não tiveram coragem de vir”, afirmou Marçal, logo em sua primeira intervenção no debate. 

Continua depois da publicidade

O candidato do PRTB classificou a ausência dos rivais como “um circo”. “Um circo ontem, em um restaurante, decidiu que Nunes, Boulos e Datena não viriam ao debate”, disse Marçal. “Três fujões. Eles colocaram na minha conta que sou descontrolado. Mas, pelo menos, sou homem para assumir o compromisso e ir até o final.”

Marina Helena, candidata do Novo, também repudiou a ausência dos concorrentes.  

“Eu queria parabenizar Pablo Marçal e Tabata Amaral por estarem aqui hoje. Nós temos 3 candidatos fujões. Quem deveria estar abrindo este debate e fazendo perguntas era o prefeito Ricardo Nunes, que não veio aqui”, disse a economista. 

Continua depois da publicidade

“Todos eles assinaram um termo de compromisso dizendo que estariam aqui hoje e fugiram. Como queremos alguém para comandar a nossa cidade que tem medo do confronto de ideias?”, indagou Marina. 

Tabata Amaral fez coro a Marçal e Marina e também criticou Nunes, Boulos e Datena. 

“Quero só também pontuar a covardia de quem não veio ao debate hoje. Querem que esta eleição seja decidida pelos partidos políticos, em sala fechada, e não por você, eleitor, que tem o direito de ouvir as propostas”, afirmou a deputada.

Continua depois da publicidade

Nunes, Boulos e Datena desistem de ir

As assessorias das campanhas de Nunes, Boulos e Datena já vinham avaliando, desde a semana passada, a conveniência de os candidatos participarem do debate desta manhã, principalmente depois dos embates com Pablo Marçal.

A avaliação das campanhas é a de que não interessa a nenhum dos três candidatos fazer o confronto com o empresário e influenciador digital. Segundo as equipes de Nunes, Boulos e Datena, Marçal não estaria interessado em discutir os problemas da cidade, mas apenas em ofender os adversários e “lacrar” nas redes sociais.

Oficialmente, no entanto, o motivo alegado para as ausências é que os candidatos têm outros compromissos de campanha no mesmo horário do debate. 

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”