Lula se reúne com presidente da Bolívia após tentativa fracassada de golpe no país

Os dois presidentes participaram da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, na qual Luis Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco; no fim de junho, militares tentaram dar golpe no país e destituir o governo

Equipe InfoMoney

Luis Arce, presidente da Bolívia, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Luis Arce, presidente da Bolívia, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta terça-feira (9), com o presidente da Bolívia, Luis Arce, na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, onde o petista desembarcou na noite de segunda-feira (9).

Os dois presidentes participaram da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, na qual Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Esta é a primeira vez que Lula visita o país vizinho neste terceiro mandato. Também será o primeiro encontro entre os dois líderes após a tentativa fracassada de golpe militar na Bolívia, no fim do mês passado.

O presidente da Bolívia esteve no Brasil quatro vezes ao longo do último ano. A reunião restrita entre Lula e Arce será seguida de reunião ampliada com autoridades e parte da delegação brasileira que está na Bolívia. Depois, Lula participa de cerimônia de assinatura de atos e faz declaração conjunta à imprensa.

Entre os temas a serem tratados nos encontros, de acordo com o Palácio do Planalto, estão o combate ao tráfico de pessoas e ao narcotráfico; o acesso de brasileiros que vivem no país vizinho aos serviços de saúde pública; uma possível mudança de cota na usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira; e a construção de uma ponte binacional em Guajará-Mirim (RO).

Continua depois da publicidade

À tarde, o presidente brasileiro participa de encontro com empresários. “A visita reforça a proximidade de laços entre os dois países e faz parte do esforço brasileiro na reconstrução das relações bilaterais”, destacou o governo brasileiro, em nota.

“Depois de participar da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, cheguei a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde fui recebido por lideranças de movimentos sociais. Queremos fortalecer as relações entre nossos países e também a integração regional”, escreveu Lula em seu perfil na rede social X.

(Com Agência Brasil)

Continua depois da publicidade