Lula se diz “incomodado” com reclamações de Eduardo Leite: “Nunca está contente”

"O governador também fala todo dia: 'é insuficiente, é insuficiente'. Tudo é insuficiente. Tudo é insuficiente porque a gente não vai atingir a perfeição nunca", disse Lula, sobre reclamações de Eduardo Leite (PSDB)

Fábio Matos

Presidente Lula cumprimenta o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em visita a regiões castigadas por  inundações (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente Lula cumprimenta o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em visita a regiões castigadas por inundações (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

Em visita ao Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou um incômodo com as constantes reclamações públicas do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), sobre a demora do governo federal na liberação de recursos para a reconstrução do estado.

Entre abril e maio deste ano, o Rio Grande do Sul foi devastado por fortes chuvas e enchentes que destruíram centenas de municípios e deixaram pelo menos 179 mortos.

O governo federal anunciou uma série de recursos às prefeituras e ao governo gaúcho. Em entrevistas recentes, Leite vem criticando a morosidade para a liberação das verbas. O governador também teve alguns atritos com Paulo Pimenta (PT-RS), secretário extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

“Eu, às vezes, fico incomodado, porque o governador [Leite] nunca está contente com as coisas. Ele deveria me agradecer um dia: ‘Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim”, criticou o presidente da República, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Em seguida, Lula disse que seu antecessor no cargo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tratou o Rio Grande do Sul com respeito e não fez obras no estado durante os 4 anos de seu mandato.

“O governador também fala todo dia: ‘é insuficiente, é insuficiente’. Tudo é insuficiente. Tudo é insuficiente porque a gente não vai atingir a perfeição nunca”, disse Lula.

Continua depois da publicidade

Eduardo Leite, que respondeu às críticas de Lula, é apontado como possível candidato à Presidência da República nas eleições de 2026, pelo PSDB – portanto, é um potencial rival de Lula, que deve concorrer à reeleição. Leite está em seu segundo mandato como governador e não pode mais se candidatar ao Palácio Piratini. Por outro lado, o PT pode lançar Paulo Pimenta para o governo do estado.

O presidente tem uma agenda extensa no Rio Grande do Sul, nesta sexta, com uma série de compromissos e atos públicos. Ele participa de inaugurações de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, de um centro de oncologia e hematologia e da entrega de um complexo viário.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”