Lula recebe Tony Blair, ex-premiê do Reino Unido, no Palácio do Planalto

Trata-se do primeiro encontro entre os dois líderes políticos desde a vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido, no início do mês. Os trabalhistas, de centro-esquerda, voltaram ao poder após 14 anos

Fábio Matos

O ex-premiê do Reino Unido, Tony Blair, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em setembro de 2023. Os dois líderes voltaram a se reunir no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O ex-premiê do Reino Unido, Tony Blair, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em setembro de 2023. Os dois líderes voltaram a se reunir no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, um dos principais nomes do Partido Trabalhista britânico.

Foi a segunda reunião entre Lula e Blair desde que o petista tomou posse para seu terceiro mandato como presidente da República, em janeiro de 2023. Em setembro do ano passado, o ex-premiê do Reino Unido esteve no Brasil e conversou com Lula por cerca de 1 hora, no Palácio do Planalto.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Trata-se do primeiro encontro entre os dois líderes políticos desde a vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido, no início do mês. Os trabalhistas, de centro-esquerda, voltaram ao poder após 14 anos com uma ampla vitória sobre o Partido Conservador, conquistando mais de 410 cadeiras no Parlamento britânico.

O novo primeiro-ministro do Reino Unido é o trabalhista Keir Starmer, que sucede o conservador Rishi Sunak.

Tony Blair governou o Reino Unido por uma década, entre 1997 e 2007, sucedendo o conservador John Major. Após deixar o poder, quem assumiu o cargo foi o trabalhista Gordon Brown (2007-2010).

Continua depois da publicidade

Considerado um dos políticos mais populares da história do Reino Unido, Tony Blair implementou uma série de reformas constitucionais e liderou um governo moderado. Nos últimos anos como primeiro-ministro, sua popularidade despencou e ele foi muito criticado pelo apoio irrestrito às ações militares nos Estados Unidos e no Iraque.

Blair renunciou à liderança dos trabalhistas em 2007 e decidiu se afastar da vida partidária.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”