Publicidade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que a “escalada protecionista” reforça a necessidade de integração econômica dos países do Brics. Afirmou ainda que a presidência brasileira do bloco está comprometida com o desenvolvimento de plataformas de pagamentos e outras medidas de superação de entraves à cooperação do grupo.
Lula deu as declarações em discurso na abertura da reunião de sherpas do Brics, em Brasília, na quarta-feira, dia 26 de fevereiro.

STF forma maioria para confirmar decisão de Dino que liberou emendas parlamentares
A decisão de Dino foi proferida na última quarta-feira, 26, após o Executivo e Legislativo apresentarem um plano de trabalho conjunto para dar mais transparência e rastreabilidade aos repasses

Governo contrata organização internacional por R$ 478 milhões para organizar a COP30
Sem licitação, a OEI foi escolhida para planejar o evento em Belém; o contrato vai até 2026
“A atual escalada protecionista na área do comércio e investimentos reforça a importância de medidas que busquem superar os entraves à nossa integração econômica. Aumentar as opções de pagamentos significa reduzir vulnerabilidade e custos. A presidência brasileira está comprometida com o desenvolvimento de plataformas de pagamentos completamente voluntárias, acessíveis, transparentes e seguras”, disse o presidente brasileiro.
E declarou Lula: “Diante da rapidez com que a indústria vem se transformando, estarão entre nossas prioridades aprofundar a parceria para a nova revolução industrial e promover a necessária atualização da estratégia para parceria econômica dos Brics para 2030. Precisamos de soluções que diversifiquem e agreguem valor à produção de países em desenvolvimento.”