Lula é mais reprovado por homens, brancos, de maior renda e evangélicos

O levantamento foi realizado presencialmente nos dias 12 e 13 pelo Datafolha para avaliar o governo do presidente nestes dois anos de posse

Estadão Conteúdo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 
26/11/2024
REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 26/11/2024 REUTERS/Adriano Machado

Publicidade

Na liderança da insatisfação com o governo Lula estão os votos de homens, pessoas autodeclarada brancas, população que ganha a maior renda e os fiéis evangélicos. O levantamento foi realizado presencialmente nos dias 12 e 13 de dezembro pelo Datafolha para avaliar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nestes dois anos de posse. A amostra tem 2.002 entrevistados a partir dos 16 anos ou mais em 113 cidades.

Confira quem são os grupos que reprovam Lula:

– 40% dos homens com uma subida de dois pontos porcentuais comparado com a pesquisa anterior;

– 44% pessoas brancas com uma subida de dois pontos porcentuais comparado com a pesquisa anterior;

– 49% entrevistados com renda mensal acima de cinco salários mínimos (aproximadamente R$ 7 mil) contra 27% que avaliam como ótimo ou bom;

– 43% evangélicos. A simpatia deste grupo por Lula oscilou dois pontos para cima comparado a pesquisa anterior. O número de aprovação entre o grupo teve uma queda de quatro pontos em relação ao mês de outubro. A margem de erro é de cinco pontos.

Continua depois da publicidade

A aprovação do governo Lula oscilou um ponto para baixo de outubro a dezembro, passando de 36% para 35%. Já a reprovação variou dois pontos para cima em relação ao levantamento, indo de 32% para 34%.