Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, lançado nesta sexta-feira (11), representa o início de seu terceiro mandato.
Em evento de lançamento do programa, no Rio de Janeiro, Lula destacou que sua equipe vinha atuando para arrumar o que tinha “desandado” no país com o governo anterior, e que agora cada ministro terá que trabalhar muito para cumprir os projetos do Novo PAC.
O programa terá investimentos de 1,7 trilhão de reais, considerando recursos da União, de estatais e do setor privado, com previsão de aplicação de mais de 1,3 trilhão de reais até 2026 e um incentivo às parcerias público-privadas.
O plano, que inclui áreas como saúde, infraestrutura, saneamento, transição energética e defesa, engloba muitos projetos parados há anos e outros que já estavam previstos anteriormente.
No total, os investimentos da União serão de 371 bilhões de reais. Outros 343 bilhões virão de estatais, enquanto 362 bilhões serão de financiamentos. Por fim, 612 bilhões virão do setor privado.