Publicidade
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com publicações, convidou nesta sexta-feira (23) a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) para ocupar o comando do Ministério do Meio Ambiente.
Apesar de ainda não confirmado, o petista se reuniu ontem com Silva – que já ocupou o cargo de 2003 a 2008, durante os dois primeiros mandatos de Lula.
Outros rumores destacam que, antes, Lula chegou a convocar a senadora Simone Tebet (MDB) para o cargo – mas recebeu uma negativa. Tebet teria estipulado que só aceitaria o cargo se Marina Silva ocupasse o posto de autoridade climática, mas a política da Rede recusou o cargo por, segundo ela, se tratar de um posto técnico.
Continua depois da publicidade
“Tive uma boa conversa com o @LulaOficial sobre os rumos da política socioambiental do país. Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”, falou Silva no Twitter.
A situação de Simone Tebet no governo, até então, ainda é incerta. Além da pasta de Meio Ambiente, agora já recusada, ela seria cotada também para o Ministério das Cidades e para o Planejamento.
A senadora, que também concorreu à presidência, declarou apoio à Lula no segundo turno das eleições e fez campanha para o petista por todo país, se tornando peça importante para a campanha.
Continua depois da publicidade
Alas do PT, porém, estariam pressionando Lula para dar uma pasta com menor relevância para Tebet. O temor é que um cargo de destaque pode levar a mdbista a crescer e, com isso, ameaçar a futura candidatura de Fernando Haddad, que ocupara o cargo de ministro da Fazenda.